Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

0

GUARDA PORTUÁRIA PRENDE HOMEM QUE TINHA MANDADO DE PRISÃO EXPEDIDO PELA JUSTIÇA


A localização dos foragidos e procurados pela justiça pela Guarda Portuária foi possível em virtude do ISPS Code

A Guarda Portuária prendeu mais um procurado da Justiça. Desta vez a prisão ocorreu no Porto de Itaguaí, litoral do estado do Rio de Janeiro.

A prisão de Josivaldo Melo de Lima aconteceu no último sábado (01/10), no entanto ele já vinha sendo monitorado pela Guarda Portuária, em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).

Segundo a PCERJ, Josivaldo tinha dois mandados de prisão em seu desfavor. Ambos pelo crime de homicídio (Artigo 121, do Código Penal). Sendo um no Rio de Janeiro e outro no estado de Sergipe.

Após receber voz de prisão, ele foi conduzido até o 22º Distrito Policial, no Bairro da Penha – PENHA e, após apresentação dos fatos à autoridade policial, o preso foi encaminhado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP, ficando à disposição da justiça.

Serviço de inteligência

A PCERJ vinha a algum tempo investigando o paradeiro de Josivaldo no intuito de cumprir o mandado de prisão, que foi possível com o apoio da Guarda Portuária, a localização do criminoso.

A prisão foi possível graças a troca de informações entre a Polícia Civil e a Guarda Portuária, ambas integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implantado pela Lei nº 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018, que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

ISPS Code

A localização dos foragidos e procurados pela justiça pela Guarda Portuária foi possível em virtude do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code – International Ship & Port Facility Security Code), ou simplesmente Código ISPS, implantado no Porto do Rio de Janeiro, que possibilita o controle de acesso de todos que acessam à área interna do porto.

Veja abaixo link de outras prisões realizadas pela Guarda Portuária no Porto do Rio de Janeiro:



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.