Postagem em destaque

CDRJ É CONDENADA A PAGAR DANOS MORAIS POR NÃO RENOVAR O PORTE DE ARMAS DE UM GUARDA PORTUÁRIO

  O magistrado assinalou que, ao proceder assim, a CDRJ expôs a vida e a integridade física do trabalhador a risco A Companhia Docas do Ri...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

0

RECEITA FEDERAL EM ITAPOÁ IMPEDE ENTRADA DE 78,5 KG DE COCAÍNA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

A droga estava em um contêiner proveniente do Porto de Newark, nos Estados Unidos

A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou, na tarde do dia 7 de janeiro, a apreensão de 78,5 kg de cocaína que estavam escondidos entre a estrutura e o motor de um contêiner refrigerado no Porto de Itapoá, no litoral de Santa Catarina.

Essa foi a primeira apreensão da droga realizada pelos servidores do órgão em 2022. Ao contrário das cinco apreensões realizadas no porto no ano passado, em que um total de 1,3 toneladas de cocaína foram apreendidas antes de serem enviadas para a Europa, neste caso a droga estava em um contêiner que estava chegando do exterior, em um navio que partiu de Newark, nos Estados Unidos.

Os tabletes de cocaína estavam armazenados junto ao motor de refrigeração do contêiner, que é utilizado geralmente para cargas não perecíveis. O contêiner estava vazio e retornando do exterior quando os servidores da Receita Federal realizaram a inspeção através de "scanners" e notaram a discrepância nas imagens.

Como os Estados Unidos não são uma nação produtora de cocaína, a hipótese mais provável é que a droga tenha sido embarcada em algum país da América do Sul e os traficantes não conseguiram retirar a droga no Porto de Newark. O contêiner teria seguido então pelas rotas marítimas até ser localizado pela aduana brasileira.

A inspeção por "scanners" é uma das medidas adotadas pela RFB para realizar a verificação das mercadorias de maneira não invasiva, garantido a agilidade no comércio exterior e ao mesmo tempo impedindo a ação de criminosos que buscam enviar ilegalmente produtos para fora do País.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.