Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 24 de maio de 2024

0

CESPORTOS REALIZA SIMULADO NO COMPLEXO PORTUÁRIO DE TUBARÃO


Exercício simulou busca de entorpecentes em navio mercante no complexo portuário de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado do Espírito Santo (Cesportos-ES) realizou no dia 15 de maio, um exercício simulado de busca de entorpecentes em navio mercante no complexo portuário de Tubarão, em Vitória.

Participaram da simulação a Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB), Marinha do Brasil (MB), VPORTS (Autoridade Portuária), Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP-ES), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), além das equipes de segurança dos terminais da VALE S.A., do Porto de Tubarão e com o Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS).

O exercício, que começou às 10h e se estendeu até 13 horas, teve como principal objetivo testar a conformidade das instalações portuárias com os requisitos internacionais de segurança estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO). O exercício também visou aprimorar a cooperação e a coordenação entre os diversos órgãos governamentais responsáveis pela segurança portuária.

Equipe K9 da RFB e PF - Foto: Divulgação RFB

Além do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI-PF), treinado para operações especiais, foram mobilizadas lanchas, drones e equipes K9 da PF e da RFB, que atuaram conjuntamente com cães de faro para realizar buscas detalhadas e garantir a segurança do perímetro.

Cão de Faro da Equipe K9 da RFB - Foto: Divulgação RFB

Durante o exercício, foram testados os procedimentos de resposta a emergências em caso de ocorrências desta natureza em um navio mercante atracado no porto. As equipes envolvidas atuaram na condução das operações, desde a detecção da ameaça até a retomada das atividades portuárias.

Equipe da GPI/PF - Foto: Divulgação RFB

A realização deste simulado reforça o compromisso das autoridades e das empresas envolvidas com a segurança e a proteção das instalações portuárias.

Lanchas foram utilizadas no exercício - Foto: Divulgação RFB

“Tudo colaborou para o sucesso da missão, desde o monitoramento por câmeras, passando pelo acionamento e imediato atendimento das autoridades públicas envolvidas e pela preciosa participação dos entes privados”, comentou o auditor-fiscal Luiz Cláudio Peixoto Lobo, delegado adjunto da Alfândega de Vitória, que acompanhou o desenrolar das ações.

Ao promover a capacitação das equipes e aprimorar os protocolos de segurança, a Cesportos-ES fortalece a resiliência do complexo portuário e garante a continuidade das operações de forma segura e eficiente, bem como resguarda a imagem comercial internacional do Estado do Espírito Santo”, disse a Cesportos-ES em nota.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES