Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

0

GUARDA PORTUÁRIA DA BAHIA E DE SANTA CATARINA REALIZAM TRABALHO INTEGRADO

O objetivo é ampliar o intercâmbio e reforçar a cooperação institucional entre as Guardas Portuárias, ampliando a capacidade de resposta

Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento das práticas de segurança pública, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Autoridade Portuária que administra e explorar os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu promoveu na semana passada, uma ação de integração entre os guardas portuários que atuam na Bahia e no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, que também passou a ser administrado por essa Companhia Docas.

O objetivo é ampliar o intercâmbio e reforçar a cooperação institucional entre as Guardas Portuárias, ampliando a capacidade de resposta em situações operacionais complexas e alinhar procedimentos estratégicos adotados nos portos.

“Para garantirmos a Segurança Portuária é necessário modernizar os processos, promover a integração entre as equipes e o alinhamento aos padrões internacionais de segurança. Por isso a Autoridade Portuária Federal – CODEBA investe na aquisição de equipamentos, na capacitação e nas ações articuladas junto às Polícias Federal, Civil e Militar, para ampliar os conhecimentos técnicos dos nossos agentes de segurança e fortalecer a atuação da Guarda no uso de tecnologias voltadas à segurança e vigilância portuária”, explica o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.

Na terça-feira (25), no Porto de Aratu-Candeias a integração contou com o apoio da Polícia Militar (PM), da Bahia. Os guardas portuários participaram de treinamento, estudos e instrução para patrulhamento e uso de arma de fogo.

As atividades realizadas até quinta-feira, 25 de novembro, incluíram apresentações técnicas, reuniões e visitas às áreas operacionais dos portos de Salvador e Aratu-Candeias.

Os grupos discutiram metodologias aplicadas ao ISPS Code (Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias), segurança da navegação, controle operacional, patrulhamento e às atividades de fiscalização interna. A troca de experiências também permitiu observar práticas adotadas nos portos dos dois estados, e identificar melhorias possíveis.

Para o coordenador da Guarda Portuária do Porto de Itajaí, Diogo Schmitt, este intercâmbio entre as equipes é de grande relevância. “É muito gratificante conhecer de perto a CODEBA e perceber o quanto podemos aprender com o trabalho desenvolvido aqui. Salvador avançou de forma significativa e se posicionou na vanguarda do sistema portuário brasileiro. Essa expertise contribui para fortalecer a segurança do Porto de Itajaí e a integração entre nossas equipes. Estamos aqui para somar, trocar conhecimentos e construir ações conjuntas que elevem o padrão de segurança dos portos”, afirmou.

Além do coordenador Diogo Schmitt, participaram das atividades, do inspetor da Guarda Portuária de Itajaí, George Pereira, o Guarda Portuário da Bahia e membro da Associação dos Guardas Portuários do Estado da Bahia, Israel Aguiar, entre outros guardas e o gerente da CODEBA, Luis Filipe, que destacou os avanços obtidos no Porto de Salvador com a valorização das equipes operacionais. “O trabalho realizado aqui é baseado em um modelo de gestão que prioriza a valorização da categoria e o fortalecimento da Guarda Portuária (GPort). Esse olhar para os servidores foi decisivo para aprimorar a segurança e consolidar resultados importantes no Porto de Salvador”, destacou.

Administração do Porto de Itajaí pela CODEBA

O movimento de aproximação entre as equipes da Bahia e de Santa Catarina ocorre em um momento de reorganização administrativa no Porto de Itajaí.

No início de novembro, a Codeba iniciou oficialmente o processo de transição para assumir a gestão participativa provisória da unidade, após determinação do Ministério de Portos e Aeroportos.

Desde a federalização do complexo catarinense, definida no início deste ano, o terminal vinha sendo administrado pela Autoridade Portuária de Santos (APS). A transição seguirá até a criação da futura empresa pública Docas de Santa Catarina.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES