Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA INICIA TREINAMENTO DA PLATAFORMA MURALHA DIGITAL NO PORTO DE SANTOS

Sistema utiliza tecnologias de monitoramento e inteligência para apoiar a gestão operacional e a segurança portuária A Guarda Portuária da...

domingo, 6 de setembro de 2026

0

APONTADO COMO LÍDER DO CARTEL DO SUL É ENCONTRADO MORTO EM PENITENCIÁRIA FEDERAL

Segundo as investigações, Marcos Silas é apontado como uma das lideranças da organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas

Marcos Silas, apontado pelas autoridades como uma das lideranças do Cartel do Sul, foi encontrado morto dentro de uma cela da Penitenciária Federal de Brasília, no Distrito Federal.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ele foi encontrado desacordado durante a primeira revista da rotina prisional, realizada pela manhã.

Após o acionamento da equipe responsável pelo atendimento, o óbito foi constatado.

Em nota, a Senappen informou que os órgãos competentes e os demais envolvidos no caso foram acionados e que os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias da morte estão em andamento.

Inicialmente, a hipótese divulgada pelas autoridades foi a de suicídio. Entretanto, as circunstâncias da morte são objeto de apuração, e a defesa de Marcos Silas contesta essa hipótese.

PCC

Segundo as autoridades, Marcos Silas era apontado como uma das lideranças de uma organização criminosa com atuação no Paraná.

De acordo com as investigações, ele teria integrado o Primeiro Comando da Capital (PCC), mas posteriormente rompido com a facção paulista para criar o chamado Cartel do Sul, grupo que, segundo as autoridades, teria estabelecido uma aliança com o Comando Vermelho (CV).

Ainda segundo as investigações, a organização disputava rotas utilizadas para o envio de grandes quantidades de cocaína destinadas à Europa, com utilização de estruturas portuárias da Região Sul.

Marcos Silas é apontado pelos investigadores como uma das lideranças da organização, que seria ligada ao tráfico internacional de drogas.

Segundo os registros relacionados às investigações e processos judiciais, ele também respondia ou havia respondido a acusações relacionadas a associação para o tráfico, uso de documentos falsos, porte ilegal de arma e organização criminosa.

Prisão em 2021

Marcos Silas foi preso em 2021, na cidade de São Paulo, enquanto era procurado pela Justiça do Paraná. Segundo as autoridades, havia três mandados de prisão contra ele.

A prisão ocorreu em uma clínica de cirurgia plástica na região da Avenida Paulista. De acordo com as investigações, ele estaria realizando um procedimento para modificar a aparência e utilizando documentos falsos.

Posteriormente, foi transferido para o sistema penitenciário federal e passou pela Penitenciária Federal de Campo Grande antes de ser encaminhado à unidade de Brasília.

Lavagem de dinheiro

Marcos Silas também foi investigado por suposta lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Segundo as autoridades, parte dos recursos teria sido utilizada na aquisição de imóveis de alto padrão no litoral de Santa Catarina.

A Justiça determinou o sequestro de mais de 560 imóveis relacionados ao esquema investigado. Entre os bens estavam cerca de 260 apartamentos em Santa Catarina, com valor estimado superior a R$ 2 bilhões, segundo as autoridades.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES