Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 8 de junho de 2015

0

POLÍCIA FEDERAL VAI INVESTIGAR FURTOS DE CABOS DO PORTO




Intervenção foi pedida pela Codesp.
Crimes começaram há 7 meses.

A Polícia Federal (PF) iniciou investigações para identificar os responsáveis pelos furtos aos cabos das linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que fica em Bertioga e é responsável por fornecer a maior parte da eletricidade consumida no Porto de Santos. Os trabalhos seguem em parceria com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil.
Nos últimos sete meses, mais de 50 quilômetros de fios foram alvo de ações de marginais. No caso mais audacioso, em janeiro passado, 9,4 quilômetros de linhas simplesmente desapareceram. Todas as ações comprometeram, mesmo que temporariamente, o fornecimento de energia elétrica ao cais santista – o mais importante porto do Brasil, responsável por mais de um quarto da balança comercial – e, consequentemente, as operações de seus terminais.
Segundo o delegado-chefe da PF em Santos, Júlio César Baida Filho, a corporação passou a investigar os furtos após o assunto ter sido levado à Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), pela própria Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos). “O assunto, o fato criminoso, a princípio, é uma atribuição da Polícia Civil e estava sendo investigado por várias delegacias. Agora, a determinação é de que a DIG investigue o caso e nós estamos à disposição para auxiliar, como já estamos fazendo”, explicou o delegado-chefe da PF.
Inicialmente, equipes das polícias civis de Bertioga, Guarujá e Santos (municípios por onde passam os fios) foram notificadas para investigar os furtos das linhas de transmissão.
Segundo Baida, a ação conjunta começou a ser estruturada no último dia 28. “Nós trabalhamos muito bem em parceria com a Polícia Civil e temos certeza de que vamos identificar as pessoas responsáveis por esses furtos”, destacou.
Segundo comerciantes especialistas em eletricidade, os cabos de linhas de transmissão têm alto valor comercial, por serem feitos de cobre. Mas furtar uma quantidade tão grande sem ser percebido não é uma tarefa das mais simples, uma vez que os cabos têm cerca de 40 centímetros de diâmetro e são necessários até caminhões para transportá-los.
Além de conhecer bem a mata por onde passam os fios, os bandidos têm conhecimentos de eletricidade. Eles desarmam o sistema após jogar uma corrente de ferro entre os cabos, causando um curto-circuito. Com isso, conseguiram retirá- los sem ser eletrocutados.
Estratégia
A principal estratégia da Codesp para evitar novos furtos é a troca dos cabos de cobre pelos de alumínio, com menor valor de mercado. Com dificuldade para deter os criminosos, a Docas busca desestimular a prática do crime. A estatal não informa qual o cronograma do trabalho e nem quando as substituições serão concluídas.
Segundo a companhia, as áreas por onde passam as linhas de transmissão, com 30 quilômetros de extensão, estão sendo patrulhadas por quatro viaturas da Guarda Portuária, principalmente no período noturno.
Mas estas medidas, a princípio, não intimidam os ladrões, já que os casos de furto se repetem no local.

Texto: Fernanda Balbino




Leia também:




 *Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.