Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

0

PORTO DE PARANAGUÁ PASSA POR MAIS UM SIMULADO DE EMERGÊNCIA





O primeiro órgão que deve ser comunicado é a Guarda Portuária.
Diversas entidades que compõem a comunidade portuária participaram na última quinta-feira (7) de um simulado de acidente em um rebocador no Porto de Paranaguá. Para avaliar a reação dos envolvidos, poucos foram avisados do exercício. O fator surpresa foi o principal.
A ação foi organizada e executada por uma equipe da Svitzer, braço de reboque portuário do Grupo A.P. Møller Maersk, e apenas os funcionários responsáveis pela organização do simulado tinham conhecimento da realização do treinamento. Os tripulantes da embarcação, a equipe de prontidão ambiental terceirizada, que sempre acompanha os abastecimentos, e a empresa fornecedora do serviço não sabiam de nada.

O cenário foi de uma operação de abastecimento comum de umas embarcações da empresa. Foi simulada uma ocorrência de rompimento da mangueira de abastecimento, que deu início a vazamento de óleo no cais. Este produto foi representado por salgadinhos. Logo, boias lançadas ao mar, simularam uma segunda situação emergencial: o produto que acaba escorrendo para a água.
Ainda durante o exercício, o combustível vaza para a embarcação e uma explosão, seguida de incêndio com vítima com queimaduras na perna, também é encenada. Assim que começam as situações, os organizadores tocam a sirene e avisam que se trata de um treinamento.
Documentada

Toda ação foi filmada, cronometrada e documentada pela Svitzer, passo a passo, com intenção de avaliar a reação da tripulação, das equipes de prontidão ambiental, das equipes de resgate e do funcionamento das normas de segurança do porto de uma forma geral.
“A área de portos tem muitos riscos, tanto para questão ambiental quanto para a vida humana. São muitos abastecimentos, muitas manobras de navios, rebocadores e movimentação de produtos químicos”, disse a analista portuária, bióloga, mestre em ecologia e recursos naturais da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Andréa Almeida Lopes de Deus. “Esses exercícios servem para garantir que, em caso de algum acidente, o atendimento ocorra de forma mais rápida e correta, com intenção de mitigar o máximo possível o impacto ambiental e possíveis danos às pessoas e ao patrimônio”.
Participação

Como Autoridade Portuária, a Portos do Paraná foi avisada do treinamento e participou apenas para acompanhar e verificar o atendimento. Nesta ação, se envolveram a Diretoria de Meio Ambiente, Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, a Guarda Portuária e a equipe do Centro de Prontidão Ambiental da empresa pública.
Em caso de acidente real, segundo a bióloga da Diretoria de Meio Ambiente, é importante salientar para toda comunidade portuária, seja da natureza que for a ocorrência, o primeiro órgão que deve ser comunicado é a Guarda Portuária. “É de lá que partem os acionamentos para todos os outros agentes envolvidos. O número da Guarda Portuária a ser acionado é o 41-3420 / 1305”, enfatizou Andréa.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.