Postagem em destaque

FIQUE EM CASA!

A Guarda Portuária está trabalhando nos portos brasileiros para garantir a seguranças nas nossas fronteiras marítimas. ...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

0

CONPORTOS PASSA A INTEGRAR O SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA


 Sala de monitoramento da Abin (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Reunião do Consisbin também marcou a posse do ministro Augusto Heleno como novo presidente.
O Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin) aprovou a entrada de cinco novas instituições no SISBIN: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); a Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos (Conportos); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI/MJ).
O encontro, também marcou a posse do seu novo presidente, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e de 12 novos conselheiros – incluindo o diretor-geral da ABIN, Alexandre Ramagem.

O SISBIN contava com 37 membros – anteriormente, chegou a ser 38, mas houve a saída da Divisão de Inteligência Estratégico-Militar (DIEM) devido à reestruturação do Sistema de Inteligência da Marinha (Simar). Agora, com o ingresso dos novos órgãos, o Sistema passou a abranger 42 integrantes. As instituições iniciaram o processo de ingresso no ano passado e visitas técnicas foram feitas aos órgãos postulantes no mês de agosto.

Balanço
Além da deliberação sobre novos integrantes, o encontro teve apresentação do diretor-geral da ABIN sobre as diretrizes e perspectivas do SISBIN. Ramagem fez um balanço das ações desenvolvidas e ressaltou o aprofundamento das interações entre os órgãos parceiros em 2019.
O ingresso foi chancelado durante reunião ordinária do Consisbin, realizada no dia 4 de dezembro, na sede da ABIN, em Brasília/DF.
Já o ministro do GSI pontuou os desafios do Sistema Brasileiro de Inteligência e afirmou que “essa reunião é fundamental para a integração entre os órgãos, que têm grande destaque no assessoramento ao processo decisório nacional”.
Os conselheiros reafirmaram o compromisso com o SISBIN e com os avanços na atividade de Inteligência, e ressaltaram o aprimoramento da integração e do compartilhamento de dados e informações entre os órgãos do Sistema.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.