Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 14 de abril de 2020

0

PORTOS DO RIO DE JANEIRO FAZEM AFERIÇÃO DE TEMPERATURA NOS PORTÕES DE ACESSO



A aferição de temperatura corporal é realizado pela Guarda Portuária, no intuito de evitar a contaminação e a proliferação do novo coronavírus.
Na semana passada, os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, administrados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), iniciaram a aferição de temperatura corporal dos empregados e usuários por meio de termômetros digitais com infravermelho (tipo pistola), por meio da Guarda Portuária, no intuito de evitar a contaminação e a proliferação do novo coronavírus. Esse procedimento já vinha sendo realizada pelas empresas arrendatárias dos terminais.
O procedimento, que é fruto de um esforço conjunto das Superintendências de Gestão Portuária dos Portos, de Meio Ambiente e da Guarda Portuária, leva menos de 10 segundos e as pessoas com temperatura igual ou superior a 37.8 são impedidas de trabalhar. Pessoas com sintomas evidentes de gripe também são orientadas a retornar para suas residências.
Também foram criadas barreiras sanitárias, com a intensificação da limpeza das instalações, especialmente nos portões de acesso, portarias e outras áreas de convivência, sendo priorizada a higienização das áreas de contato como catracas, corrimões e maçanetas. Para esse trabalho, a Autoridade Portuária aumentou o quantitativo de recursos humanos e materiais. Além disso, foram instalados distribuidores de álcool em gel em pontos estratégicos dos portos e prédios administrativos. Os empregados também vêm sendo conscientizados quanto às boas práticas de higiene para evitar o contágio.

A empresa também instituiu home office para todos os empregados do grupo de risco e para os recém-chegados do exterior, e a medida foi ampliada posteriormente para os setores administrativos. Além disso, foram vedadas viagens a trabalho, reuniões presenciais, treinamentos, visitas técnicas e outras atividades que envolvam aglomerações de pessoas. Foi suspenso ainda o uso de biometria nas catracas para evitar o toque, devendo ser utilizados os crachás para controle de acesso.
Caminhoneiros e portuários recebem apoio
Os Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí também receberam a campanha de mobilização nacional de combate ao coronavírus que o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) realizou em apoio aos caminhoneiros e portuários.

Além de orientar os profissionais sobre medidas de prevenção contra a doença, a ação também teve o intuito de valorizar os trabalhadores do setor de transportes que não podem parar para garantir o abastecimento das cidades, um serviço considerado essencial neste momento de crise.
As equipes, devidamente orientadas quanto ao cumprimento dos protocolos definidos pelas autoridades de saúde, também aferiram a temperatura corporal dos motoristas e distribuíram mais de 2 mil kits de lanche e higiene (sabonete, papel toalha, detergente, luva, máscara e álcool em gel).

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), da Câmara de Negócios Nacionais e Internacionais da Logística (CNNI), e das empresas ICTSI Rio, MultiRio e Triunfo Logística, arrendatárias de terminais no Porto do Rio de Janeiro.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.