Postagem em destaque

OPERAÇÃO ENVOLVENDO PF, RFB E GPORT APREENDE MAIS DE UMA TONELADA DE COCAÍNA NO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO

  A troca de informações entre as autoridades envolvidas foi crucial para o sucesso da operação. Na tarde da última sexta-feira (02) uma o...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 18 de agosto de 2020

0

PF E RFB APREENDEM COCAÍNA EM CARGA DE MANGAS NO PORTO DE NATAL

 

A droga tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

Na noite do último sábado (15), uma operação da Polícia Federal (PF) junto com a Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 703,95 kg de cocaína dentro de um contêiner carregado de mangas, no Porto de Natal, no Rio Grande do Norte.

Segundo a PF, a descoberta do entorpecente, que tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda, ocorreu em virtude da intensificação do trabalho de fiscalização no terminal, após a capital potiguar virar um do ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica. Desde outubro de 2018, mais de 10 toneladas de drogas que partiram de Natal também foram apreendidas no Porto de Roterdã, na Holanda.

Por causa das apreensões, a única empresa que faz o transporte de cargas de Natal para Roterdã, na Holanda, suspendeu as atividades locais em março, até que o porto tomasse medidas de segurança. As operações foram retomadas no início de abril de 2019 e em maio, outra tonelada foi apreendida.

CODERN

Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o porto, o "evento mostra que a intensificação das ações de vigilância na área portuária vem surtindo efeito". Ainda de acordo com a empresa estatal, "convergência de interesses entre a Autoridade Portuária, armadores e exportadores das Cargas, deverá possibilitar a instalação de um 'scanner' de containers no final do próximo mês", que deverá melhorar a segurança.

Desde 2019, somente no Porto de Natal, a PF e a RFB apreenderam mais de 5 toneladas de cocaína. Em apenas duas operações realizadas em fevereiro de 2019, foram 3,3 toneladas.

CESPORTOS

Segundo a Polícia Federal (PF), essa apreensão reforça a importância das reuniões da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – Cesportos. O grupo presidido pela PF tem como missão prevenir e reprimir os atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.