Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

0

GUARDA COSTEIRA DOS EUA FAZ INTERCÂMBIO NO PORTO DE FORTALEZA

 

Encontro teve como foco o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias – ISPS Code

No dia 10 de dezembro, a Guarda Costeira dos Estados Unidos esteve no Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) do Porto de Fortaleza. Esse intercâmbio visou o aperfeiçoamento do trabalho portuário brasileiro e americano nos sistemas de transportes marítimos.

A visita faz parte do intercâmbio promovido entre a Guarda Costeira dos EUA e a Comissão Nacional de Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), em função do ISPS Code.

O Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês) é uma norma internacional de segurança. No Brasil, as inspeções dos terminais e as concessões dos certificados são responsabilidade da Conportos, seguindo o código internacional da Organização Marítima Internacional (IMO).

A participação direta da Guarda Costeira dos Estados Unidos teve como foco o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), a fim de alcançar benefícios mútuos para os parceiros comerciais marítimos daquele país.

As visitas recíprocas e técnicas em portos permitem discussões e compartilhamento de melhorias em segurança portuária e desenvolvimento de segurança dos navios que chegam aos Estados Unidos.

Programa Nacional de Segurança Portuária

Neste encontro, a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS) apresentou o Programa Nacional de Segurança Portuária. Diversos assuntos importantes foram abordados, a exemplo da segurança cibernética e a necessidade de capacitação dos seus integrantes.

Os encontros da CESPORTOS preveem organizar as atribuições em curso de aprovação, estudar as avaliações de riscos e alinhar o plano de segurança. Também está prevista a realização de inspeções em instalações portuárias, a análise de processos referentes à atuação dos supervisores de Segurança Portuária e das Organizações de Segurança, sob a gestão da Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conportos).

Visita ao Porto de Pecém

A comissão da Guarda Costeira dos Estados Unidos visitou as instalações do Porto do Pecém. A comitiva foi recebida pela diretoria do Complexo do Pecém e em seguida visitou algumas das principais instalações do terminal portuário cearense, como o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Centro de Monitoramento de Vigilância Eletrônica (CMVE).

Em 2005, o Porto do Pecém foi o primeiro terminal portuário do Brasil a obter o certificado do ISPS Code

Participantes

Por parte da Guarda Costeira americana estavam Michael Alexander Karnath (Oficial de Ligação do Programa Internacional de Segurança Portuária da Guarda Costeira dos Estados Unidos), Robert Shaw (Especialista em Segurança Portuária da Guarda Costeira dos Estados Unidos), John O’Brien (Cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado Americano no Recife) e Patrícia Corrêa (Representante da área de Segurança do Consulado dos EUA na capital pernambucana).

Representando a Companhia Docas do Ceará, Adriano de Carvalho, da Coordenadoria de Gestão e Negócios (CODGEN), fez a apresentação institucional do Porto de Fortaleza. Em destaque, a sistemática de organização e negócios da CDC, autoridade portuária que administra a movimentação de granéis líquidos (combustíveis, lubrificantes, nafta, GLP, óleo vegetal), granéis sólidos (trigo, escória, manganês, coque de petróleo, enxofre) e carga geral (frutas, castanha, chapas, partes de pás eólicas e bobinas), entre outros.

Cesportos

A Cesportos é coordenada por um delegado da Polícia Federal e tem como membros representantes da Receita Federal do Brasil, Autoridade Portuária Companhia Docas do Ceará, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Governo do Estado do Ceará e, como membro convidado, representante do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)..



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.