Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 23 de junho de 2023

0

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA COMBATER LAVAGEM DE DINHEIRO DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

 

As investigações tiveram início a partir de uma apreensão de 2,8 toneladas de cocaína em um barco de pesca no Rio Itajaí-Açu

A Polícia Federal (PF) deflagrou no dia 14 de junho, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, a Operação “Citrus Sinensis”, visando à coleta de elementos de prova de autoria e materialidade de crimes de lavagem de dinheiro decorrente de tráfico internacional de drogas e organização criminosa.

Nesta operação, foram sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão para a identificação da aquisição de pelo menos seis imóveis, nas localidades da Penha, Piçarras e Navegantes.

Além do sequestro dos bens, que vão servir de prova para acusações de lavagem de dinheiro e organização criminosa, a PF também tinha cinco mandados de busca e apreensão para cumprir nessas residências. Porém, não havia nada em nenhuma delas. Todos estavam vazios.

As investigações tiveram início a partir de uma apreensão de 2,8 toneladas de cocaína em um barco de pesca no Rio Itajaí-Açu, em 2021. A droga seria levada até a África. Posteriormente foi descoberta da vinculação desses imóveis com um dos integrantes da organização criminosa de tráfico internacional de drogas, desmantelada na Operação Coroa.

A PF ainda descobriu que tais imóveis estão registrados em nome de terceiros que não possuem capacidade financeira. Assim, eles estariam sendo usados como “laranjas” pela organização criminosa. As aquisições foram realizadas nos anos de 2019 e 2020. Além dos mandados de busca e apreensão, também foram deferidos pelo juízo o sequestro e a indisponibilidade dos imóveis.

Nome da operação

A operação foi batizada de “Citrus Sinensis”, em referência ao nome científico da uma variedade de laranja.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.