Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 2 de agosto de 2016

0

FISCALIZAÇÃO FLAGRA 50 VEÍCULOS IRREGULAES NO PORTO DE SANTOS


Fiscais fazem entrevistas com motoristas de caminhão que passam pelo Porto. Foto: Carlos Nogueira

Fiscais do MT constataram problemas na jornada de trabalho dos motoristas
A ação foi executada com apoio da Guarda Portuária

Uma operação-padrão dos fiscais do Ministério do Trabalho bloqueou o acesso ao Porto de Santos, pelo viaduto da Alemoa, por volta das 11 horas da última sexta-feira (29). Segundo a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), motoristas encontraram reflexos na chegada a Santos pela Via Anchieta, do Km 63 ao Km 64.
Pelo menos 50 multas serão aplicadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social as transportadoras de cargas que atuam no Porto de Santos. Todas as empresas descumpriram o limite de horário de serviço dos motoristas de caminhões.
Ao todo, 76 veículos foram fiscalizados durante duas horas e meia de operação nomeada “Carga Pesada”. As vistorias se concentraram no equipamento conhecido como tacógrafo, utilizado para monitorar os veículos. Ele é responsável por armazenar informações relacionadas não apenas a velocidade do caminhão, como também ao período em que ele permaneceu em trânsito.
Entre a meia centena de conformidades encontradas, estavam motoristas que excederam o tempo limite de trabalho, entre 8 e 10 horas, conforme convenção. De acordo com a auditora Viviane de Jesus Forte, que coordenou a operação, é comum que o caminhoneiro ultrapasse 12 horas ininterruptas dirigindo.
Nestes casos, não é o motorista o autuado, mas sim a empresa responsável por ele. Após a identificação dos problemas, pelo menos 25 firmas especializadas no transporte de carga da região e de outros lugares do Estado e, até mesmo do Brasil, foram autuadas. Os valores e as modalidades não foram informados.
Profissão de Risco
A auditora explicou que ser caminhoneiro no Brasil é uma das profissões mais perigosas. Dados do Ministério do Trabalho mostram que a taxa de mortes no segmento é de 27 a cada 100 mil pessoas. Já no caso de funcionários da construção civil são sete mortes a cada 100 mil trabalhadores.
Ainda de acordo com Viviane, são 13 mil acidentes por ano envolvendo caminhões e, destes, pelo menos 250 motoristas não resistem aos ferimentos. “É importante o setor ter a consciência de que esses números tem influência direta da jornada errada do caminhoneiro. Existem regras e elas precisam ser cumpridas”.
A falta de descanso, que é obrigatório e pode evitar os incidentes nas estradas, é justificada pelos motoristas pela ausência de pontos específicos – como pátios e estacionamentos que possuem segurança para a parada de veículos.
Todo o Brasil
Entre 8 mil a 10 mil caminhões passam por dia pelo Porto de Santos. Foto: Carlos Nogueira

A operação de ontem foi realizada pela gerência de Santos com o apoio da Superintendência do Ministério do Trabalho. Ao todo, 11 auditores fiscais participaram da fiscalização.
Ela aconteceu em outras regiões do Brasil ao longo da semana e foram alvos somente caminhoneiros que são vinculados a empresas.
A força-tarefa teve o apoio da Guarda Portuária e da Polícia Rodoviária Estadual. A ação foi realizada na Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como "Retão da Alemoa", e o tráfico ficou prejudicado, já que cada vistoria levava cerca de 20 minutos. O congestionamento se estendeu até a Rodovia Anchieta, sentido cais, e nas vias portuárias no fluxo contrário. 

Fonte: Jornal A Tribuna

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.