Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

0

ESTIVADORES VOLTAM AO TRABALHO E AGUARDAM NOVO JULGAMENTO




Tribunal do Trabalho voltará a julgar dissídio e o impasse sobre a escala de avulsos ainda neste ano

Os estivadores voltaram ontem ao trabalho nos três terminais privativos: BPT, Libra e Santos Brasil, após 10 dias de greve. Eles obedeceram decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SP) que julgou a greve não abusiva, pediu a volta imediata ao trabalho e impôs uma multa de R$ 100 mil por dia, caso os trabalhadores mantivessem a paralisação.
A decisão foi tomada em assembleia da categoria. Com isso, a paz volta a reinar entre estiva e empresários marítimos, pelo menos até que o tribunal volte a julgar o caso, que por enquanto se encontra nas mãos da justiça do trabalho de Santos, que irá fazer um levantamento nos terminais para apurar como vem sendo feito o trabalho entre avulsos e trabalhadores vinculados.
O julgamento ocorreu na quarta-feira, na Seção de Dissídios Coletivos, onde o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região analisou as greves dos estivadores e também dos funcionários da USP. Ambas foram consideradas não abusivas.
Apesar de declarar a não abusividade da greve dos estivadores, o TRT-2 exigiu o retorno imediato dos trabalhadores, sob pena de R$ 100 mil de multa diária, em caso de descumprimento. 
Quanto às cláusulas econômicas e sociais, nada foi resolvido. Isso porque o dissídio foi convertido em diligência. Assim, uma carta de ordem será encaminhada para a justiça do trabalho de Santos, para que haja a colheita de provas para elaboração de um laudo que auxiliará os desembargadores no julgamento do caso.
Dentre os quesitos determinados pelo TRT-2 nesse laudo estão a oitiva de testemunhas, a inspeção dos locais de trabalho, a análise quanto ao respeito da proporcionalidade definida pelo TST (66% de mão de obra vinculada contra 34% de avulsa), a escala cumprida pelos trabalhadores e se há diferenciação entre celetistas e avulsos.
O laudo será enviado para o Tribunal, quando então haverá análise dos resultados obtidos e assim seja agendada uma nova data de julgamento.
Sopesp
O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), que representa os terminais privativos, diz que o Acórdão (Decisão de sentença), do Tribunal Superior do Trabalho (TST). De escala de trabalho com uso de 66% de trabalhadores com vínculo de emprego e 33% de trabalhadores está sendo mantido pelas empresas. Esse foi o motivo principal da greve da estiva.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS


Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.