Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA PORTUÁRIA E POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM APONTADO COMO INTEGRANTE DO COMANDO VERMELHO

  Ele tinha um mandado de prisão preventiva pelo crime de associação para o tráfico de drogas Na noite da sexta-feira (26/01), a Guarda Po...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 1 de agosto de 2023

0

PF PRENDE SÍRIO FORAGIDO DA OPERAÇÃO BAHAMUT NA ESPANHA

 

O preso, responsável por operacionalizar o esquema de lavagem de dinheiro, era um dos principais alvos do grupo criminoso

A Polícia Federal (PF) prendeu no dia 20 de julho, na Espanha, um cidadão sírio foragido da Operação Bahamut, de combate à lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas, deflagrada no dia 12 de julho.

O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado e teve seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, após os policiais constatarem que o investigado havia se evadido para o Paraguai, via terrestre, logo após a deflagração da operação.

Após diligências e troca de informações de inteligência, via Cooperação Policial Internacional, a PF constatou que o foragido havia embarcado, em Assunção, em um voo com destino a Madrid.

A partir disso, foram realizadas trocas de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional da Espanha, sendo possível a localização e cumprimento de mandado de prisão do investigado no aeroporto de Madrid-Barajas, na Espanha.

A localização e captura do foragido foi realizada graças à atuação conjunta das Adidâncias da PF, na Espanha e no Paraguai, e dos policiais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (INTERPOL/PF/RJ) e do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI/PF), sediados na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

O preso aguardará o processo de extradição para que possa ser responsabilizado no Brasil por crime contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa e lavagem de capitais.

Operação Bahamut

A operação foi batizada com esse nome em alusão a uma criatura da mitologia árabe que segurava a Terra. No caso das investigações, os grupos investigados sustentavam a articulação financeira ilícita das organizações criminosas, segundo a PF.

Até o momento, há nove presos no âmbito da operação. Entre os bens e valores apreendidos ou sequestrados durante as investigações, o total chegou a R$ 25 milhões de reais.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.