Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 1 de agosto de 2023

0

PF PRENDE SÍRIO FORAGIDO DA OPERAÇÃO BAHAMUT NA ESPANHA

 

O preso, responsável por operacionalizar o esquema de lavagem de dinheiro, era um dos principais alvos do grupo criminoso

A Polícia Federal (PF) prendeu no dia 20 de julho, na Espanha, um cidadão sírio foragido da Operação Bahamut, de combate à lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas, deflagrada no dia 12 de julho.

O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado e teve seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, após os policiais constatarem que o investigado havia se evadido para o Paraguai, via terrestre, logo após a deflagração da operação.

Após diligências e troca de informações de inteligência, via Cooperação Policial Internacional, a PF constatou que o foragido havia embarcado, em Assunção, em um voo com destino a Madrid.

A partir disso, foram realizadas trocas de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional da Espanha, sendo possível a localização e cumprimento de mandado de prisão do investigado no aeroporto de Madrid-Barajas, na Espanha.

A localização e captura do foragido foi realizada graças à atuação conjunta das Adidâncias da PF, na Espanha e no Paraguai, e dos policiais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (INTERPOL/PF/RJ) e do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI/PF), sediados na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

O preso aguardará o processo de extradição para que possa ser responsabilizado no Brasil por crime contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa e lavagem de capitais.

Operação Bahamut

A operação foi batizada com esse nome em alusão a uma criatura da mitologia árabe que segurava a Terra. No caso das investigações, os grupos investigados sustentavam a articulação financeira ilícita das organizações criminosas, segundo a PF.

Até o momento, há nove presos no âmbito da operação. Entre os bens e valores apreendidos ou sequestrados durante as investigações, o total chegou a R$ 25 milhões de reais.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES