Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

0

PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

A ação revelou a existência de um grupo criminoso atuando no Terminal de Contêineres de Paranaguá. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão

Na manhã da última quinta-feira, 28/9, a Polícia Federal (PF) deflagrou em Paranaguá, a operação Cargas Especiais, com foco na repressão ao tráfico internacional de drogas.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, após representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF).

Investigação

O caso teve início com a investigação prévia pela PF de uma pessoa suspeita de contaminar, com tabletes de cocaína, contêineres que aguardavam no pátio do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) o embarque para países da Europa.

A ação revelou a existência de um grupo criminoso atuando no terminal portuário, mediante repartição de tarefas em que, primeiramente, a droga ingressava no TCP escondida em veículos de pequeno porte, em seguida era descarregada ao lado do contêiner de interesse e, na sequência, colocada em meio à carga lícita, mediante o rompimento do lacre original e sua substituição por um clonado.

No curso dos trabalhos, dentre outros fatos, foi possível vincular a atuação da quadrilha a uma apreensão de 68 kg de cocaína no Porto de Sines, em Portugal, em 26 de abril de 2022, pela Autoridade Tributária e Aduaneira daquele país.

Com as diligências, pretende-se identificar eventuais coautores e partícipes ainda desconhecidos, vincular a atuação do grupo a outras apreensões, bem como fazer cessar a atividade criminosa.

Droga apreendida no Porto de Sines

Um contêiner contendo resina de madeira foi objeto de um controlo prévio realizado igualmente através do equipamento de ‘scanner’ operado pelos funcionários aduaneiros no Porto de Sines.

Em consequência das dúvidas suscitadas na análise das imagens recolhidas, o contêiner foi aberto, sendo localizadas no seu interior bolsas esportivas, com 60 tabletes, perfazendo um total de 68 kg de cocaína.

Nota do TCP

O Terminal de Contêineres de Paranaguá se pronunciou por meio de nota:

"A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, informa que na manhã da quinta-feira (28) teve conhecimento dos mandados de busca e apreensão realizados pela Polícia Federal contra uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas, em Paranaguá.

A TCP ressalta que observa e atende a todos os protocolos de segurança, conta com câmeras em todo o terminal e, em parceria com a Receita Federal, atua na varredura dos contêineres, por meio de dois scanners presentes no local. O Terminal está oferecendo todo o apoio e suporte necessários aos órgãos de segurança pública responsáveis pela investigação".


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.