Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

0

PF ENCONTRA 130 KG DE COCAÍNA EM CASCO DE NAVIO NO PORTO DE IMBITUBA

 

A droga estava acondicionada no sea Chest. A embarcação iria para Portugal

Na noite do dia 24 de novembro, a Polícia Federal (PF), com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), encontrou ocultos no casco de um navio, 130 kg de cocaína, acondicionados no sea chest (caixa-mar - abertura no casco de embarcações destinada ao suprimento de água do mar para resfriamento de motores) de uma embarcação durante ação de fiscalização no Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina.

A ação se deu em meio a procedimentos de fiscalização de navios atracados e fundeados que a PF e a PMSC vêm realizando nos portos de Santa Catarina, tendo em vista os recentes aparecimentos de drogas boiando em águas catarinenses.

A atividade, considerada de alto risco, contou com o emprego de mergulhadores especializados do BOPE, o Batalhão de Operações Especiais da PM, que, sob a coordenação da PF, fiscalizaram vários navios atracados no porto, sendo que dentro do sea chest de um deles foram encontrados quatro fardos contendo tabletes de cocaína.

Segundo a PF, a embarcação iria para Portugal. O local de origem não foi informado. A substância apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Florianópolis para os procedimentos legais necessários.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar a autoria do crime de tráfico transnacional de drogas.

Drogas boiando no mar

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a PM foi acionada no período da manhã após um guarda-vidas encontrar na orla da praia, alguns pacotes semelhantes a drogas.

Após a pesagem e o teste, foi constatado que se tratava de quase 70 kg de cocaína, distribuídos em 43 tabletes. Na sequência o caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil de São Francisco do Sul.

Segundo o delegado, Fábio Estuqui, a forma como a droga foi localizada na Praia Grande, em São Francisco do Sul chamou a atenção da PF, que assumiu a investigação do caso.

A suspeita inicial foi de tráfico internacional de drogas, pois o material veio pelo mar e foi localizado próximo na costa da praia. Estuqui explicou que outros pacotes foram encontrados na baía, pela Marinha, e também, em outra praia, em Itapoá.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.