Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

0

SEMINÁRIO ABORDA RISCOS DE OPERAÇÕES COM POEIRAS COMBUSTÍVEIS COM COMUNIDADE PORTUÁRIA


Empresas que atuam nos Portos de Paranaguá e Antonina receberam atualizações sobre técnicas e legislação aplicada ao tema

A empresa pública Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, promoveu na última sexta-feira, dia 20, o 1.º Seminário de Gestão de Riscos com Poeiras combustíveis.

O encontro teve o objetivo de compartilhar informações técnicas e da legislação aplicada sobre o tema com a Comunidade Portuária e incentivar práticas seguras e de prevenção de incêndios e explosões.

O seminário é uma das ações do Plano de Ajuda Mútuo (PAM), de Paranaguá e Antonina, que une empresas públicas e privadas além de entidades e órgãos públicos em ações de proteção e defesa na área portuária.

“É sempre importante reunir a Comunidade Portuária para tratar de prevenção a acidentes e este seminário é mais uma oportunidade de estarmos atualizados sobre o assunto e tomarmos as devidas medidas para que possamos ter na nossa área o trabalho seguro reduzindo ao máximo a possibilidade de acidentes envolvendo poeiras combustíveis”, justificou Felipe Zacharias, assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária.

De acordo com a Engenheira Civil e Especialista em Prevenção de incêndios e Pânico em Edificações, Monica Remonato, a maior forma de prevenção é o conhecimento e por isso todos os participantes do seminário poderão levar boas práticas a suas empresas.

“Sabemos também que a tecnologia tem se mostrado uma das maiores aliadas na prevenção de incêndios e explosões, desempenhando um papel fundamental na proteção de vidas, propriedades e no aumento da eficiência das respostas a emergências. É nosso dever com a sociedade compartilhar esse conhecimento expondo as ferramentas e sistemas avançados que ajudam a detectar, monitorar, alertar e combater incêndios de forma mais eficiente e precisa”, justificou.

Entre os tópicos abordados estavam os riscos da poeira combustível, como reconhecer o risco no ambiente de trabalho, classificação da área em atmosfera explosiva e fontes de ignição e proteção de correias transportadoras elevadas, entre outros.

Para o Diretor de Operações da Thunder Solutions e perito químico, Fabio Martins, esses cursos e auditorias preventivas em instalações portuárias e armazéns são uma forma também de economia em seguros e menos prejuízo humano e monetário.

“A gente entende que com as auditorias, seminários e essas visitas aos locais você mitiga risco e, comprovando essa mitigação de risco, temos cases de sucesso junto às seguradoras. Trouxemos também o caso de fertilizantes, pois houve alguns acidentes pelo mundo e sabemos que tem alguns galpões aqui com fertilizantes”, finalizou.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES