Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA EVITA ROUBO EM TERMINAL PORTUÁRIO NO PORTO DE SANTOS

Quando as equipes chegaram ao local, foram recebidas com disparos de arma de fogo efetuados pelos invasores Na madrugada do último domingo...

quinta-feira, 7 de maio de 2026

0

V FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DOS SUPERVISORES DE SEGURANÇA PORTUÁRIA FOI REALIZADO EM SANTOS


O Fórum reuniu autoridades e especialistas para debater inovações, como a inteligência artificial, e estratégias contra o tráfico de drogas e armas

O V Fórum de Integração dos Supervisores de Segurança Portuária foi realzado em 29 de abril de 2026, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais S/A, localizado no Porto de Santos, litoral de São Paulo.

Evento reuniu 230 participantes

O objetivo do evento foi reunir Supervisores de Segurança Portuária (SSP) de diferentes regiões do país, sobretudo do Complexo Portuário de Santos, com o propósito de trocar informações relacionadas ao setor de segurança portuária entre os supervisores e as autoridades.

Daniel Alves dos Santos - Coordenador do Fórum - Assessor Técnico da Antaq em Santos

Segundo coordenador institucional do Fórum e assessor técnico da Antaq em Santos, Daniel Alves dos Santos, o evento contou com 8 palestras e 12 expositores, e a participação de 230 participantes, reunindo autoridades e especialistas para discussões sobre o futuro da segurança portuária, com destaque para soluções tecnológicas, inovação e o uso da Inteligência Artificial na transformação das operações e na gestão de riscos.

Evento teve 12 expositores

O Fórum foi uma excelente oportunidade de aprendizado, troca de experiências e conexão com profissionais e especialistas da área, além de um momento para refletir sobre tendências que já estão moldando o presente e o futuro do nosso setor.

O Fórum reuniu autoridades e especialistas para discussões sobre o futuro da segurança portuária

Abertura

A abertura do evento o Delegado da Polícia Federal e Presidente da Conportos destacou a importância da integração entre as autoridades e os supervisores de segurança compartilhando boas práticas e soluções para desafios como controle de acesso, controle de carga e segurança orgânica.

Marcelo João da Silva - Presidente da Conportos

Milena Govea, Supervisora de Segurança Portuária da Suzano, falou sobre a Segurança Portuária na era digital: “Proteção de dados e Uso consciente de IA”.

Milena Govea - Supervisora de Segurança Portuária da Suzano

Rubenita da Silva Santiago Siqueira, Gerente de Segurança Corporativa, e Edson Neves Almeida, Supervisor de Segurança Portuária, ambos da Cofco Internacional falaram sobre a “Aplicação da Inteligência Artificial no Centro de Controle de Segurança Unificado”.

Rubenita da Silva santiago Siqueira - Gerente de Segurança Corpoativa da Cofco Internacional

“Mais do que tendência, a IA já se mostra como uma aliada estratégica e isso nos desafia diariamente a sair do operacional tradicional para uma atuação mais analítica, preditiva e integrada. Ao mesmo tempo, fica claro o quanto ainda temos a construir. Muitos projetos ainda não estão “na prateleira” e é justamente aí que mora a oportunidade: desenvolver soluções, inovar processos e antecipar riscos com inteligência e colaboração”, falou Rubenita Siqueira.

Edson Neves de Almeira - Supervisor de Segurança Portuária da Cofco

“O tema I.A, nos desafia a dominar o novo, e não o novo substituir o ser humano, porém devemos estar preparados e atualizados a usar a I.A de forma assertiva e educativa”, Edson Neves Almeida.

A Delegada da Polícia Civil na 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) no Porto de Santos, Marta Virgine, falou sobre o uso da IA pelo crime organizado.

Delegada da DEATUR - Marta Virgine

“A IA avança de forma exponencial. O crime organizado já se movimenta com ela. E o profissional que não acompanha essa evolução inevitavelmente perde espaço para quem acompanha”, disse Vergine.

Participantes

O evento contou com presença do Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), Marcelo João da Silva; do Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, o capitão de Fragata Eric Ricardo de Souza; Leandro Gomes Mendes; do Presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini; do Comandante dos Fuzileiros Navais, do Superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); além de diretores de terminais e representantes dos Portos de São Sebastião, Itajaí, Itaqui e Paranaguá.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES