Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 20 de setembro de 2016

0

RECEITA APREENDE 322 KG DE COCAÍNA EM NAVIO NO PORTO DE SANTOS


Foto: Divulgação Receita Federal


A apreensão ocorreu no Navio San Nicolas, atracado no Terminal da Santos Brasil, na Margem Esquerda do Porto de Santos

Na madrugada desse domingo (18) a Receita Federal interceptou mais um embarque de cocaína. A apreensão ocorreu no Navio San Nicolas, atracado no Terminal da Santos Brasil, na Margem Esquerda do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Segundo informou a Receita Federal, a operação teve início por volta das 5h. Equipes da Alfândega desconfiaram da carga suspeita por meio de monitoramento remoto de navios. Foram selecionaram 40 contêineres para verificação. O contêiner no qual foi localizada a droga tinha como destino o Porto de Le Havre, na França. Dentro dele, foram encontradas 11 sacolas contendo cerca de 322 kg de cocaína.
Foto: Divulgação Receita Federal
A cocaína apreendida foi conduzida à Delegacia da Polícia Federal em Santos. Até momento, ninguém foi preso.
Com a apreensão realizada no último domingo, a quantidade apreendida este ano já supera 6 toneladas. O número é quase 6 vezes maior que o registrado em todo o ano passado.
Todas as apreensões de entorpecentes realizadas em 2016 foram de cocaína. Em geral, a droga estava escondida em contêineres que transportavam outros tipos de carga e tinham como destino ou passariam por portos da Europa.
A inserção de drogas em contêineres com cargas regulares sem o conhecimento dos proprietários é uma técnica conhecida como "rip off loading". As cargas utilizadas pelos traficantes foram as mais diversas, como café solúvel, argamassa e farelo vegetal.
As apreensões são fruto do aprimoramento das técnicas de análise e gerenciamento de risco aliadas ao uso intensivo de tecnologia pela Receita Federal. Uma central monitora os recintos alfandegados. A análise de imagens de escâneres e o uso de cães de faro também fazem parte do trabalho desenvolvido pelos auditores-fiscais e analistas-tributários do órgão.
Últimas apreensões
No dia 31 de agosto, foi realizada a maior apreensão dos últimos anos: 1,5 tonelada de cocaína. A droga estava oculta em contêineres que transportavam pisos e bobinas de papel. O destino era o porto de Antuérpia, na Bélgica.
Em 2 de setembro, a Receita Federal encontrou de 600 quilos de cocaína em bolsas que estavam dentro de um contêiner com carga de açúcar. O destino do contêiner era o porto de Tunísia, na África, com passagem pelo porto de Gioia Tauro, na Itália.
No dia 9 de setembro, foram apreendidas várias bolsas que continham mais de uma tonelada de cocaína. A droga estava escondida em três contêineres com sucata de metais e vidro. O destino era o porto de Antuérpia, na Bélgica.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.