Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

38

CDP PÕE EM AÇÃO PLANO DE CONTINGÊNCIA À SEGURANÇA PORTUÁRIA


O guarda portuário Cileno Borges foi recebido pelo presidente da CDP

Presidente da CDP acata sugestões de guarda portuário para Plano de Contingência.
ASCONPA teve papel importantíssimo no fim da terceirização.

O GP Cileno Borges apresentou ao presidente as sua sugestões para o Plano de Contingência que está sendo implantado pela Companhia Docas do Pará (CDP), dentre elas, serviços extras, convocação dos concursados e integrantes da própria GP atuando como instrutores.                          
Desde o inicio de novembro de 2015, tendo que cumprir sentença judicial do Ministério Público do Trabalho (MPT), que determinou o distrato da mão de obra contratada que atuava irregular e ilegalmente há cerca de 25 anos nos postos de competência e exclusividade da Guarda Portuária do Pará, a CDP colocou em prática seu PLANO DE CONTINGÊNCIA, visando cobrir minimamente os postos de serviço de todas as áreas primárias e retro áreas dos portos por ela administrados, no caso, Belém, Santarém, Vila do Conde, Outeiro, Miramar, Itaituba, Óbidos e Altamira.
Em audiência no dia 15 de setembro de 2015 com o presidente Parsifal Pontes, este afirmou ao GP Borges que esperava contar com a colaboração de todos na consecução desse Plano, o qual vem sendo operacionalizado em especial pela convocação de serviços extraordinários.
Sugestões enviadas por e-mail




Embora já tivesse alertado à diretoria da CDP anteriormente quanto à precariedade do serviço, propondo soluções e apresentado ao presidente suas propostas ao referido Plano através de e-mails, o diretor presidente determinou ao GERGEP - gerente de gestão portuária, Roberto Brilhante, receber o guarda portuário Borges para ouvir suas sugestões e, posteriormente, apresentá-las à comissão, reunião que ocorreu no dia 30 de setembro, onde as proposições foram explanadas e apresentadas por escrito ao referido gerente.
Após essa reunião, Parsifal deu o sinal positivo para Comissão integrada pelo Gerente de Recursos Humanos (GERHUM), Gerente de Segurança (GERSEG) e Gerente Jurídico (GERJUR), para a CDP acatar e sugerir a contratação dos guardas portuários que se encontravam no Cadastro de Reserva do concurso de 2012.
A aplicabilidade das proposições apresentadas pelo guarda portuário Borges deverá se estender até o mês de maio, quando deverão ingressar os novos guardas portuários.
O GP Borges, mesmo não possuindo nenhuma representação sindical, sempre foi um lutador em defesa da categoria, travando uma luta solitária pelo fim da terceirização da Guarda Portuária no Pará, e posteriormente, pela convocação dos candidatos aprovados no último concurso e que estavam no cadastro de reserva.
Leia também:

Asconpa
Os concursados tiveram o apoio da Asconpa
Cabe lembrar ainda a participação da Associação dos Concursados do Pará, que acolheu a luta dos candidatos aprovados e apoiou a briga judicial pela contratação.
No dia 27 de setembro de 2013, a ASCONPA protocolou o ofício 083/2013 no Ministério Público Federal (MPF), denunciando os inúmeros adiamentos, sem justificativas convincentes, e também, pedindo uma reunião com o procurador do MPF para tratar do assunto.
Leia também:

Formação de Instrutores
A formação de instrutores também foi sugerida por Cileno Borges

Atendendo também sugestão apresentada pelo GP Borges,  hoje começa um curso para formação de instrutores no Sebrae. O curso, com duração de duas semanas, será realizado das 18hs às 22hs. Serão cerca de 15 integrantes da Guarda Portuária.
Esse curso visa à capacitação de instrutores para ministrarem disciplinas voltadas a formação dos novos guardas portuários, que foram agora convocados, referente ao concurso público realizado em 2012.
Sindicato
Para aqueles que não têm memória, o Sindicato da Guarda Portuária (Sindiguapor) iniciou essa luta em 2010, quando tinha à frente o Inspetor Rodrigues, denunciando ao MPT a ocupação dos postos da categoria, no entanto, essa luta foi abandonada pela gestão atual, que apareceu apenas na reta final do processo, buscando desfrutar dos louros da fama.


*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
COMENTÁRIOS
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.




38 comentários:

  1. A um pouco de exagero nesse artigo. Ou é matéria paga ou tão querendo promover esse GUARDA.

    Júlio CDP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe razão para ser matéria paga, pois está tudo devidamente comprovado. Também não se trata de promover esse guarda, mas sim, reconhecer o trabalho por ele realizado.
      Há muito tempo que esse Portal acompanha o trabalho do guarda portuário Cileno Borges em defesa da categoria, dando a cara à bater e sofrendo toda forma de assédio e perseguição.
      Ele é um baluarte da Guarda Portuária do Pará. Você deveria ter orgulho de ter ele no seu quadro.
      Quisera a Guarda Portuária tivesse um Cileno Borges em cada Porto.

      Excluir
  2. Égua, esse CABOCO é verdadeiro sindicAto ambulante. Dessa não sabia. Parabéns companheiro por VC lutar pela categoria

    FERREIRINHA
    DOQUEIRO COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns CILENO pela iniciativa. Se todos que te chamam de doido fizessem pela CDP 10% do que vc faz essa empresa entrava nos trilhos.
    Quando o amigo volta aqui por Santarém?
    Que DEUS esteja sempre com VC
    Arlete

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a este representante de sua categoria. ....inteligente e politizado....força e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Égua Silencio Borges! Cheio de moral, parabéns pela iniciativa que não é a primeira. Quanto à terceirização ilícita já é uma discussão antiga que você participa ativamente, além do combate ao assédio moral que você sofreu e aprendeu como se posicionar com a nossa turma, parabéns, pois agora uma luta ainda maior está por ser travada, que é ajustar as escalas para enquadrar o porto no plano de segurança pública portuária e mantermos a nossa certificação da CONPORTOS, além de controlar as crises operacionais que nossa atividade enfrenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "silêncio" Borges; "polêmico"; "e-mail" Borges; "sindiborges"; "guarda revolucionário"...etc....UM DIGNO HONRADO E LEGÍTIMO REPRESENTANTE DA CLASSE TRABALHADORA, e que nunca se incomodou com os apelidos que lhe deram no mundo do trabalho que escolheu para laborar e também um grande e engajado universitário barbudo e cabeludo de CIÊNCIAS SOCIAIS quando por aqui passou e militou
      Parabéns amigo!

      professor Klineider
      CFCH - UFPA
      SOCIOLOGOA I, II E III

      Excluir
  6. COMPANHEIRO CONTINUE ASSIM E NÃO SE DEIXE SEDUZIR PELAS VANTAGENS QUE ATÉ PODEM
    LHE OFERECER TIPO UM CARGO ACIMA OU ALGO ASSIM E NUNCA SE ESQUEÇA DE SEUS COM-
    PANHEIROS NÃO OS TRAIA NUNCA . DIGO ISSO PORQUE AQUI NO ESPIRITO SANTO GUARDAS
    QUE ENTRARAM JUNTO COM OS DEMAIS EM CONCURSO AGORA ESTÃO EM CARGO DE CHEFIA E
    SE VENDERAM TRAIRAM TODOS E NÃO SE FURTARÃO EM PREJUDICAR QUALQUER UM QUE CRUZAR
    SEU CAMINHO . CONTINUE ASSIM COLEGA.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO ALEXANDRE, MINHA CONDUTA TEM SIDO A MESMA DESDE 1997, QUANDO INGRESSEI NA GUARDA PORTUÁRIA DA CDP. POR TUDO QUE PASSEI, NÃO IMPORTA A POSIÇÃO QUE OCUPAR NA CIA, SEMPRE LUTAREI PELA NOSSA CATEGORIA DE PORTUÁRIOS E GUARDAS PORTUÁRIOS.

      CILENO BORGES

      Excluir
  7. Fernando Cdp
    senhores, juro que não consigo entender uma coisa na CDP. Ou ta chovendo pra cima ou o poste mijando no cachorro. Tem gente que contribui muito mais com a CDP mesmo sem estar em cargo ou sindicato do que os que estão DAS e "sindicalistas".
    Percebo que este empregado é um dos que mais tenta ajudar a CDP a ajustar certas coisas internamente.
    daqui meu aplauso ao senhor Parsifal que não deixou de reconhecer o valor desse funcionário.
    Graças a ele, ao inspetor Rodrigues (sindiguapor) e ao senhor Parsifal vou ser um futuro empregado da CDP, e dar uma melhor condição de vida pra minha família.
    Siga assim presidente, dê valor a quem, de fato, merece, e não aos que lhe bajulam, só pensando em interesses próprios.
    Meu aplauso ainda maior para o administrador desse portal e a todos os demais que reconhecem e valorizam o trabalho de todos que lutam, representam e defendem de fato os direitos e interesses de seus pares.

    ResponderExcluir
  8. CÉSAR administrativo

    Esses guardas são tudo uns mercenários.
    Reclamavam que tinham poucas folgas, agora trocam todas suas folgas por extras.
    pronto falei.

    ResponderExcluir
  9. presidente Parsifal não sou o guarda Sileno (rsrsrsrs) mas vou lhe fazer uma sugestão:
    Volte a escalar os guardas nos píeres 1 e 2 do terminal de combustíveis e também na estação de tratamento de água, pois são áreas muito mais prioritárias, sensiveis, onde se faz altamente necessária a presença do GP e, sem dúvida muito mais sujeitas a riscos de incidentes do que, por exemplo, escalar os guardas desnecessariamente na avenida salgado filho, área totalmente arrendada, onde todas as empresa tem vigilâncias próprias, sistema de CFTV, portarias fortemente guarnecidas, seus próprios controles de acesso e identificação, e por aí vai.
    Caro presidente, uma mão de obra tão qualificada como a nossa, subutilizada, onde ficamos expostos a toda sorte de riscos de perdermos nossas vidas (a noite principalmente), pois não há portão nessa avenida (e nem foi projetada a portaria para ter portão); não a redutores de velocidade e todos, absolutamente todos, apenas passam por essa "portaria" como se fosse uma simples rua de acesso para seus negócios, lares, escritórios, condominios, salas, casas, etc. já que, na verdade, apenas ficamos como meros porteiros de um prédio de luxo, porém nem isso, pois ao menos em prédios se liga para saber se o morador que receber a visita que ora se apresenta.
    O trabalho ora lá como está sendo feito é totalmente inútil.
    E por ora ainda lhe acrescento:
    Se hj a diversos postos mesmo de áreas primárias descobertos e com vigilância eletrônica apenas (porém a postos que nem câmera tem) pq e qual o parâmetro para se ter guardas na SF, com a diferença que já se encontra tudo arrendado, onde, em contrapartida, postos e áreas onde se tem materiais, equipamentos, empregados, serviços, patrimônios da CDP não se têm a presença da guarda portuária, como nos piéres, onde se ouve relatos de pessoas lá fumando, usando celular, sem EPIs, sem camisas, deitadas no chão (como que dormindo), alheias a área, etc, sem fiscalização alguma?
    presidente, lhe garanto nesses meus mais de 25 anos atuando em segurança pública, deixe a SF na vigilância eletrônica e escale os guardas onde se faz realmente necessário ponha a gente pra guardar o que é nosso, guarnecer a nossa casa e deixe que as arrendatárias assumam a SF como extensão da porta de suas casas, ficando a CDP com a fiscalização e suporte eletrônico e rondas periódicas no local.
    Agradeço sua atenção e muito boa sorte a frente dessa casa que tem sido minha casa por todo esse tempo.
    Fique com Deus.

    Pereira POB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamam e ganham muito e trabalham pouco. Principalmente os mais movos. Os vigilantes Trabalham bem melhor.

      Victor Bruno

      Excluir
  10. É ISSO AI COMPANHEIRO CILENO , CONTINUE ASSIM E NÃO SE IMPORTE COM O RESTO .

    RESTO JÁ DIZ O NOME É RESTO.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir
  11. Bom dia companheiros aqui quem fala é um sindicalista..seria importante o responsável por este canal de comunicação se integrar das coisas que se passam no Estado do Pará mas especificamente na companhia docas do Pará, espero que leia este comentário pois aprovo a iniciativa do GP Cileno, mais meu amigo quem conhece essa história toda da entrada dos novos guardas concursados e da saída dos vigilantes esse plano de contingência só foi aceito pq houve uma decisão judicial ou vcs acham que por causa de uma sugestão o presidente da companhia ia autorizar a entrada deles se acham isso precisam conhecer nossa realidade, e outra coisa no início foi sim a ASCONPA que deu apoio mais depois na justiça foi os dois sindicatos daqui que deram total apoio a eles mais especificamente o sindiguapor, e com isso conseguimos tirar da companhia a segurança terceirizada..acho importante o interesse e a iniciativa de se fazer uma sugestão mais aí dizer que faz mais que quem sindicalista aí meu amigo deste blog vc tem que conhecer e se integrar mais do que publica..fica repassando informações pela metade para o restante das guardas dos outros estados..hoje se temos um quadro de segurança totalmente de guardas e graças ao sindicato e a justiça e não uma sugestão. .outra coisa esse curso de instrutores a inscrição foi totalmente paga pelo SINDIPORTO..ou seja estamos sempre dando apoio ao que precisa e necessita os Guardas portuários somos um sindicato ativo mais claro não é a gente de decide no final mais somos atuante e muito..um bom dia e tente se interar mais sobre as coisas para poder colocar uma matéria dessa não digo que está errado mais falta se quer falar uma verdade tem que complementar ela..agora se vc que promover alguém continue assim..

    Gp Rodrigo
    Vice presidente SINDIPORTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPANHEIRO RODRIGO, SEJA BEM VINDO
      É SEMPRE MUITO BOM TER A PRESENÇA NESTE ESPAÇO DO REPRESENTANTE OFICIAL E LEGAL DA CATEGORIA.
      NUNCA FIZ E NÃO FAÇO NADA PARA ME PROMOVER E NUNCA QUIS ESPERO, PEÇO OU EXIJO QUE O FAÇAM POR MIM.
      MEU COMPROMISSO É COM A GUARDA PORTUÁRIA, COM OS DEMAIS EMPREGADOS DA CDP E CONTRA TODO TIPO DE INCONFORMIDADE E INCONSISTENCIA QUE FLAGRANTEMENTE LEVAM NOSSOS DIREITOS LEGAIS, ENQUANTO TRABALHADORES, DEIXAREM DE SER RESPEITADOS.
      CADA UM CONTRIBUI PARA A LUTA COMO PODE E DA FORMA QUE ACHAR MELHOR, NO TEMPO QUE ACHAR QUE DEVE, PROCURANDO, ACOMPANHANDO E SE APOIANDO EM QUEM ACHAR QUE MERECE.
      SE É APENAS COM UMA SUGESTÃO QUE POSSO CONTRIBUIR PARA MELHORIA DE MINHA CATEGORIA. ENTÃO, NUNCA DEIXAREI DE FAZÊ-LA, E AGRADEÇO AOS QUE POR ELA SE INTERESSARAM.
      REALMENTE AS PESSOAS DEVERIAM PROCURAR CONHECER DE VERDADE AS HISTÓRIAS DOS FATOS E É ESSA A PROPOSTA DESSE PORTAL, QUE DEMOCRATICAMENTE AQUI ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA DIVULGÁ-LOS, DE FORMA JUSTA, IMPARCIAL E ISENTA, COM BASE NA ANÁLISE CRITERIOSA DAS PROVAS QUE COMPROVAM O QUE PUBLICA, CABENDO A ANÁLISE DO MÉRITO AOS LEITORES MUITOS DOS QUAIS AS MAIORES TESTEMUNHAS DO QUE AQUI É POSTADO, FICANDO ESTES AINDA A VONTADE PARA, ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS, RETIFICAR OU RATIFICAR TUDO QUE SE FIZER NECESSÁRIO.

      CILENO BORGES

      Excluir
  12. Bom dia companheiros aqui quem fala é um sindicalista..seria importante o responsável por este canal de comunicação se integrar das coisas que se passam no Estado do Pará mas especificamente na companhia docas do Pará, espero que leia este comentário pois aprovo a iniciativa do GP Cileno, mais meu amigo quem conhece essa história toda da entrada dos novos guardas concursados e da saída dos vigilantes esse plano de contingência só foi aceito pq houve uma decisão judicial ou vcs acham que por causa de uma sugestão o presidente da companhia ia autorizar a entrada deles se acham isso precisam conhecer nossa realidade, e outra coisa no início foi sim a ASCONPA que deu apoio mais depois na justiça foi os dois sindicatos daqui que deram total apoio a eles mais especificamente o sindiguapor, e com isso conseguimos tirar da companhia a segurança terceirizada..acho importante o interesse e a iniciativa de se fazer uma sugestão mais aí dizer que faz mais que quem sindicalista aí meu amigo deste blog vc tem que conhecer e se integrar mais do que publica..fica repassando informações pela metade para o restante das guardas dos outros estados..hoje se temos um quadro de segurança totalmente de guardas e graças ao sindicato e a justiça e não uma sugestão. .outra coisa esse curso de instrutores a inscrição foi totalmente paga pelo SINDIPORTO..ou seja estamos sempre dando apoio ao que precisa e necessita os Guardas portuários somos um sindicato ativo mais claro não é a gente de decide no final mais somos atuante e muito..um bom dia e tente se interar mais sobre as coisas para poder colocar uma matéria dessa não digo que está errado mais falta se quer falar uma verdade tem que complementar ela..agora se vc que promover alguém continue assim..

    Gp Rodrigo
    Vice presidente SINDIPORTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contra fatos não há argumentos. tudo o que foi divulgado está devidamente documentado, por atas, e-mails, artigos de outros meios de comunicação, etc....e como você mesmo disse: "no início foi sim a ASCONPA que deu apoio".
      O TAC sobre o fim da terceirização foi esquecido pelo Sindicato, quem reativou essa luta foram os concursados através da ASCONPA, pois no início eles procuraram o Sindicato da categoria e não obtiveram o devido apoio. Após eles acionarem a justiça é que se reiniciou o processo engavetado requerendo o fim da terceirização e o Sindiguapor apareceu apenas no fim, para acompanhar. Esse Portal não tem objetivo de promover ninguém, apenas reconhecer o trabalho (todo documentado) de alguém que luta pela categoria, que dá a cara à bater, mesmo sem ter estabilidade no emprego, sofrendo todo tipo de assédio moral e perseguição.
      Creio que o curso de instrutores deveria ser pago pela empresa e não pelo Sindicato. Esse fato agora justifica as pessoas selecionadas para participarem.
      Como já ocorreu algumas vezes, todo trabalho que for realizado em pró da Guarda Portuária, tanto pelo Sindiporto, como pelo Sindiguapor, será divulgado, além do mais, aqui é um espaço democrático para que todos possam expressar a sua opinião, desde que seja mantido a serenidade e o respeito, e aqueles que se interessarem se identifiquem.

      Excluir
    2. Caro senhor Carvalhos só tenho a dizer uma o cisa sobre isso a ASCONPA iniciou sim, mas pergunte quem pagou o advogado para entrar com as ações quando digo para vc se informar e publicar a verdade é disso que falo pois estas certo em parabenizar a ASCONPA, mas não esqueça de agradecer também o sindicato da guarda pelo apoio dado pois isso é importante pois denegrir a imagem do sindicato e fácil agora agradecer e o difícil. As conquistas que já tivemos a frente do sindicato ninguém fala mas quando colocam uma matéria aonde o sindicato fica numa inércia rapidamente e colocado não digo para não publicar pois é importante essa cobrança para continuarmos trabalhando mais que verifique a matéria é se tiver que kcmoremtar para ela não sair pela metade seria bom só um registro ok.

      Excluir
    3. Se existem conquistas por parte do Sindicato, porque não são divulgadas? Este Portal divulga aquilo que chega ao seu conhecimento através dos colaboradores. O Sindicato pagou o advogado para entrar com a ação? Esclareça isso! Que advogado? Quanto pagou? Qual ação? Creio que está faltando transparência no trabalho executado pelo Sindicato. Porque ele não divulga os seus atos no seu Site?
      Não existe nenhuma intenção de denegrir a imagem do Sindicato, mas sim tornar público todos os acontecimentos que estejam relacionados com a segurança portuária, e principalmente com a Guarda Portuária.
      Gostaria muito de divulgar aqui que o Sindicato lutou e conseguiu melhores condições de trabalho para os guardas portuários; que o Sindicato lutou e conseguiu o porte de arma para todos os guardas portuários; que o Sindicato lutou e conseguiu um novo Concurso Público para preencher as vagas existentes, entre outras tantas demandas.
      O que esse Portal mais deseja é colocar a Guarda Portuária no patamar que ela merece!

      Excluir
  13. CARO SINDICALISTA (LEGAL) SENHOR RODRIGO
    VICE PRESIDENTE DO SINDIPORTO DO PARÁ
    Meus cumprimentos
    A intenção desse portal nunca foi e nunca será a de promover alguém.
    Pelo que vejo o mesmo só tem um objetivo: defender, promover, divulgar, discutir, debater, reconhecer, esclarecer, valorizar tudo que diga respeito aos interesses da sua categoria, não importando os autores, sejam os que lutam por ela, sejam os que lutam contra ela.
    Aqui apenas se relata os fatos, não se fazendo juizo de valor, onde os fatos são todos concretos, atestados com provas cabais e documentais, apenas se citando o fato como se deu e os envolvidos e comprometidos com os mesmos. E é o que tenho visto e acompanhado.
    Procure saber quanto tempo o mesmo está em vigor.
    Procure saber quantas divulgações da guarda portuária ai da Cdp este portal já publicou.
    Se quem aparece é a ou b, isso é o que menos importa. O que importa é o fato e o benefício que sua classe obteve.
    E este portal só publica com base em provas documentais, e o que observo que desde 2012 este portal tem divulgado muitas coisas positivas da guarda do Pará, onde quem menos as promove são os ditos sindicalistas. E isso é um fato.
    O plano de contingencia não foi ideia do guarda que foi recebido pelo presidente da Cdp e muito menos dos sindicatos. Outro fato.
    Mas, o presidente da Cdp mandou o seu gerente ouvir as propostas do referido empregado, pq será que não quis ouvir os sindicatos? isso é outro fato. Ou, por outra, os sindicatos tinham propostas a apresentar? Apresente aqui essas propostas.
    Quem acompanha este portal e as noticias do Pará percebe que há sim pessoas sem mandato que parecem fazer bem mais do que os ditos sindicalistas. Ou será que este portal está boicotando os feitos em prol da categoria conquistados pelos sindicatos daqui?. Não creio nessa hipótese.
    Aqui uma boa oportunidade para o senhor solicitar que este portal divulgue as conquistas do seu sindicato em favor de sua categoria, apresentando os documentos para tanto.
    Vejo um outro fato. O fim da terceirização no Pará acabou sendo fruto mais de ações dos proprios concursados através da sua associação (Asconpa) do que através dos própios sindicatos, que quando procurados não deram apoio aos concursados, senão estes não recorreriam á Asconpa. E o Sindiguapor, pelo noticiado tudo com provas, só apareceu quando a justiça já tinha decretado o fim da terceirização. Que sindicato é esse que só aparece para obter os louros da glória?
    Vejo um outro fato. O referido guarda que o senhor diz que este portal quer promover tem sido um recorrente frequentador desse portal não pelo que ele é, pelo cargo que nem ocupa, mandato que nem tem, mas pura e simplesmente pelo que ele faz pela sua categoria, que com certeza outros também daí apareceriam se o fizessem.
    Por outro lado o que temos visto aqui neste espaço são situação em que o próprio sindicato atenta contra a categoria, e o senhor vem dizer que este portal só conta a metade da história e que quer fazer os companheiros dos outros estados não terem a verdade por inteiro.
    Ora senhor sindicalista, faça-me o favor, ficarão todos os registros aqui e em quaisquer outros lugares de quem realmente fez e faz algo pela categoria, seja sindicalista ou não, mas só os dos que realmente fazem e que se são divulgados, os são justamente para que se evitem distorções e deturpações que, ao final, queiram que achem que foram os sindicatos que fizeram, justamente quando a história tem demonstrado que não.

    JOÃO LUIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de que porto vc é senhor João Luís se for do Pará respeito sua opinião agora se não for venha aqui e comprove quem faz pela guarda e quem não faz não não fique falando sem ter provas, o senhor fala em provas documentais email e fácil mandar agora ter o poder de persuasão já outra coisa..a história dos concursados vai além de uma reunião de contingência os sindicatos daqui do Pará sempre escutam seus associados e fazem o possível para solucionar as pendências que são muitas e temos vitórias tanto administrativo com o judicial se vc não for do Pará venha aqui temos o maior prazer de colocar todas as conquistas pois una coisa lhe digo o sindicato tem que fazer a sua parte mais devemos contar sim com a ajuda do associado para nós anterior informado e fazer denúncias aí o sindicato tomara a frente e pode ter certeza que aqui escutamos todos e vamos atrás de resposta é definição seja administrativa seja judicial...mais admiro o seu registro pois pela que falas vc já deve ter contribuído muito no porto em que trabalho !

      Excluir
  14. A história senhor sindicalista GP RODRIGO diz que fostes contra a categoria

    presidente do sindiguapor e guarda portuário, vice do ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../presidente-do......
    30 de mai de 2015 - ... VICE DO SINDIPORTO, VOTAM CONTRA A GUARDA PORTUÁRIA DO PARÁ ... aos guardas portuários de que o presidente do Sindiguapor, presente a ... ou divulgada à categoria pelo membro do trabalhador no Consad, ..

    GP RAMOS



    ResponderExcluir
  15. Contra fatos não há argumentos!!!!!!!!!!

    Novembro 2014 - AGPERJ
    www.agperj.com.br/2014_11_01_archive.html
    29 de nov de 2014 - Para o diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários ...... PORTUÁRIA SE RETRATA APÓS OFENSAS A CATEGORIA ... Foto da Portaria de Miramar publicada pelo presidente do Sindiguapor no .

    presidente do sindiguapor e guarda portuário, vice do ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../presidente-do......
    30 de mai de 2015 - ... VICE DO SINDIPORTO, VOTAM CONTRA A GUARDA PORTUÁRIA DO PARÁ ... aos guardas portuários de que o presidente do Sindiguapor, presente a ... ou divulgada à categoria pelo membro do trabalhador no Consad, ...

    presidente de sindicato da guarda portuária se retrata após ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../presidente-de......
    24 de nov de 2014 - ... PORTUÁRIA SE RETRATA APÓS OFENSAS A CATEGORIA... Foto da Portaria de Miramar publicada pelo presidente do Sindiguapor no ...

    SINDICATO DA GUARDA PORTUÁRIA DO PARÁ NÃO ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../sindicato-da......
    3 de mar de 2013 - ... PARÁ NÃO PARTICIPA DAS MANIFESTAÇÕES CONTRA A MP 595 ... SINDIGUAPOR não participou da paralisação, do item relativo à MP ...

    CDP ATENDE MPT E CONVOCA GUARDAS PORTUÁRIOS APROVADOS EM CONCURSO
    CANDIDATO APROVADO EM CONCURSO PARA GUARDA PORTUÁRIO GANHA NA JUSTIÇA O DIREITO À VAGA .

    BLOG DOS CONCURSADOS: CDP: concursados insistem ...
    ://blogdosconcursados.blogspot.com/.../cdp-concursados......
    19 de mar de 2014 - Em agosto de 2013, guardas portuários da CDP enviaram ofício à Casa Civil .... Desserviço - enquanto os guardas concursados lutam as duras penas ... Os critérios adotados para a nomeação dos cargos comissionados de ...

    cdp convoca mais seis candidatos aprovados
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../cdp-convoca......
    24 de jun de 2015 - Foram mais de um ano de luta pelo direito à vaga ... No dia 19 de janeiro, o diretor Financeiro da CDP, Sr. Olívio Gomes assumiu junto ao ... da convocação, afirmando que o custo de um guarda portuário concursado equivale ao ... o curso de formação, mas se encontrou privado do direito à nomeação.

    justiça anula contrato de terceirização da guarda portuária ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../justica-anula......
    8 de set de 2015 - Guardas portuários concursados deverão ser nomeados. Novo concurso ...
    cdp firma contrato milionário com empresa de vigilância
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../cdp-firma... de ago de 2015 - CDP FIRMA CONTRATO MILIONÁRIO COM EMPRESA DE VIGILÂNCIA ... Segundo o juiz Amílcar Guimarães, do Tribunal de Justiça do ...
    justiça anula contrato de terceiriz... - SEGURANÇA ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../justica-anula... de set de 2015 - JUSTIÇA ANULA CONTRATO DE TERCEIRIZAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA ... do Pará (CDP), referente o fim da terceirização da Guarda Portuária. ... com a empresa terceirizada VIDICON – Serviços de Vigilância Ltda., ...
    cdp cumpri decisão judicial e convo... - SEGURANÇA ...
    ://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/.../cdp-cumpri... de set de 2015 - Presidente da CDP, Parsifal de Jesus Pontes, convoca candidatos aprovados no ... do contrato mantido com a empresa terceirizada VIDICON – Serviços de Vigilância Ltda., ... JUSTIÇA ANULA CONTRATO DE TERCEIRIZ

    GP RAMOS

    ResponderExcluir
  16. Essa não entendi.
    Se o curso foi pago pelo SINDIPORTO como disse o Rodrigo, então porque foi o GERSEG e o SSPBEL que telefonaram para escolher os participantes?
    Teve muita gente que nem soube desse curso.
    Acho que o senhor CARVALHal DISSE TUDO. aGORA SE EXPLICA os que fora escolhidos.
    Mas, tudo bem, já que o curso no SEBRAE esta misturado com cabeleireiros, manicures e esteticistas, portanto, pessoas não ligadas a segurança de porto.

    Antonio CDP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a esse comentário só chegou a demanda do curso e fizemos nossa parte para com essa iniciativa do Gerseg, agora a forma de escolha realmente ficou a cargo do Gerseg, não chegou nenhuma reclamação no sindicato referente a forma de escolha por isso nos não interferido ok..se chegasse podia ter certeza que tomariam os providências pois o sindicato está ali para isso ok...quando tiver novamente podemos ver a forma de escolha ok

      Excluir
  17. Rodrigo

    O curso ta uma bagunça.

    Como os integrantes da GUAPOR vão discutir segurança portuária com gente que ta la pra abrir salão de beleza.

    Isso é até uma vergonha pro pessoal da CDP e tá sendo até motivo de chacota e piada entre os demais empregados, principalmente aqueles mais encarnadores.

    Estamos fazendo lá papel de palhaços e atá sendo confundidos com pedicures e barbeiros.

    isso é uma sacanagem que fizeram com a gente.

    É essa a qualificação que os SINDICATOS E A GERÊNCIA DA CDP acham que merecem seus associados e subordinados.

    Guarda Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERGONHOSO MESMO.

      GP RAIMUNDO, 38 ANOS DE GUARDA PORTUÁRIO

      Excluir
    2. Meu amigo Azevedo não chegou nenhuma denúncia aqui sobre o curso se chegar pode ter certeza que vamos tomar as medidas e cobrar da gerência pois não foi isso que foi passado agora vcs precisam levar as reclamações lá no sindicato para nós o sindicato somos nós meu amigo.

      Excluir
  18. Agradeço a todos, que de forma democrática e respeitosa, sem ofensas pessoais, trazem a verdade à tona.
    "A GUARDA PORTUÁRIA DO PARÁ MERECE RESPEITO"
    "OS PORTUÁRIOS DO PARÁ MERECEM RESPEITO"
    Esse Portal gostaria muito de divulgar que o Sindiporto, assim como o Sindaport em Santos, lutou e conseguiu acabar com a terceirização na atracação.
    O que está sendo feito? Quais as atitudes tomadas? Houve denúncia em quais órgãos? Houve alguma manifestação em defesa dessa categoria?
    O espaço está aberto para o Sindiporto divulgar essa luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOBRE A ATRACAÇÃO CUMPRE UM ESCLARECIMENTO.
      O PRESIDENTE DA CDP JÁ REVOGOU A DECISÃO DA DIREX QUE, COM BASE EM APARENTE DELIBERAÇÃO DO CONSAD, HAVIA RETIRADO DA CDP A RESPONSABILIDADE POR ESSE SERVIÇO.
      MESMO ASSIM. DIA 04 DE FEVEREIRO PRÓXIMO HAVERÁ AUDIENCIA NO MPF PARA QUE OS EMPREGADOS DA CDP RETOMEM VIA JUDICIAL SUAS FUNÇÕES.
      MAS EM ABRIL DE 2015, ANTES DE SEREM RETIRADOS DA FUNÇÃO, ALERTEI AOS AUXILIARES PORTUÁRIOS QUE O TRABALHO ERA ATIVIDADE FIM E QUE OS MESMOS NÃO PODERIAM PERDER SEUS POSTOS DE TRABALHO.
      O CASO FOI LEVADO AO SINDIPORTO DESDE ESSE MES DE ABRIL.
      A DENUNCIA, VIA PETIÇÃO ELETRONICA AO MPF, SÓ FOI FEITA PELO SINDICATO EM AGOSTO DE 2015, O QUE GEROU O PROCESSO ORA EM CURSO. DENUNCIA QUE SÓ FOI FEITA APÓS MUITA INSISTENCIA E COBRANÇA DOS AUXILIARES PORTUÁRIOS, ASSOCIADOS DAQUELE SINDICATO,
      VAMOS ESPERAR O DESFECHO DA HISTÓRIA NA ESPERANÇA QUE SEJA FAVORÁVEL AOS EMPREGADOS DA CDP.

      Anônimo22/01/16 09:54
      Presidente, quando a atracação volta para os empregados da CDP, já que o presidente do SINDIPORTO afirmou que a DIREX já havia revogado em resolução a deliberação do CONSAD que retirou os auxiliares da CDP desse serviço, cuja responsabilidade de atracar é da CDP e consta no REP; consta como atribuição desses auxiliares no PES, além de ser atividade fim já reconhecida pelo MPT E MPF de SP, onde acabaram de ser contratados 88 auxiliares portuários para a CODESP mediante concurso público?

      Respostas

      Parsifal Pontes22/01/16 14:55
      A resolução foi revogada. Verificarei o porquê da não operacionalização.

      ATT
      CILENO BORGES

      Excluir
  19. ATITUDES

    Aquele que as faz de coração
    Não precisa de platéia
    Não precisa de aplausos
    E não espera recompensa

    Obrigado companheiro Cileno por vc lutar pela nossa categoria, mesmo não sendo sindicalista, que na CDP ganham muito e não produzem pelo que recebem.

    Conceição

    ResponderExcluir
  20. CUMPRE OUTRO ESCLARECIMENTO:

    O CURSO PARA FORMAÇÃO DE INSTRUTORES, SEGUNDO INFORMADO POR UM DOS PARTICIPANTES, É APENAS PARA CAPTAÇÃO E ABSORÇÃO DE TÉCNICAS SOBRE COMO REPASSAR CONHECIMENTO, E ESTÁ VOLTADO PARA PROFISSIONAIS DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, POR ISSO, NÃO É EXCLUSIVO APENAS PARA INTEGRANTES DA GUAPOR.
    TERIA SIDO UMA IDEIA/PROJETO DE UM ASSOCIADO (GERSEG) DOS SINDICATOS DA CDP, MAS NÃO ENCAMPADA PELA CIA., EM FUNÇÃO DO CUSTO, FICANDO, PORTANTO, POR CONTA DE UM DOS SINDICATOS, DAI PORQUE TALVEZ JUSTIFIQUE O PRÓPRIO GERSEG CONSULTAR PARA INDICAR OS PARTICIPANTES.

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir
  21. Senhor Sindicalista Rodrigo, meu amigo

    Com todo respeito, mas há coisas muito mais importantes para o SINDIPORTO buscar do que curso de instrutores, mesmo porque tal curso é totalmente sem nexo, propósito e razão de ser, tanto que alguns desistiram do mesmo.

    Para que uma formação dessas já que todos os integrantes da GUAPOR que estão nesse curso já possuem a didática e metodologia para ministrar aulas em função de suas próprias formações nos cursos acadêmicos ou técnicos que já possuem, a maioria inclusive licenciados plenos e atuando. Repito, a não ser que o fossem outros participantes, mas, sem dúvida, um curso sem pé nem cabeça.

    Veja só que desmoralizante para a GUAPOR aqui de Santarém, no dia em que o ministro da SEP visitou este porto, dia 23 passado, todos os guardas desarmados por falta de porte de armas.

    Senhor sindicalista, mas planejamento ao Sindiporto, por obséquio.

    atenciosamente

    Manoel da Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SINDICATO paga por cabeça cerca de 190,00 por esse curso só pq ideia do gerente. Mas esse mesmo gerente não teve nem aí pro curso com dogs farejadores em convênio Sem ônus oferecido pelo IESP.

      GP Azevedo

      Excluir
  22. Chega a ser hilária a participação do nosso representante nesse espaço.

    Me refiro a vc Guarda RODRIGO.

    TUDO QUE VC RESPONDE É SEM COMPROVAÇÃO E sem consistência.

    Se conquistou prove que conquistou e não fique só na conversa.

    GP Ramos

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo

    como assim pagou o advogado pros concursados?

    essa não entendi. Eles já eram associados?

    Gp Azevedo

    ResponderExcluir
  24. A Cdp e uma empresa com economia forte,porém quando resolveu tirar vários trabalhadores como os vigilantes não pensou que os mesmos seriam país de famílias que até hoje vivem na justiça tentando receber seus direitos que a Cdp juntamente com a vidicon não pagaram, sendo que tinha vigilante que trabalhava a mais de 10 anos prestando serviços para Cdp, e quando foram retirados de lá, nem a menos fizeram uma reunião para agradecer a tanto tempo de serviços prestados à mesma,ou mesmo para avisar que iriam sair de lá, os vigilantes foram pego de surpresa e logo depois demitidos pela vidicon,eles que fizeram tantos serviços que não cabiam aos mesmos,sendo como desvio de função.

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.