Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 13 de março de 2023

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 70 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

Droga estava no motor de dois contêineres que tinham como destino o Marrocos

Na manhã da última quarta-feira (08), a Receita Federal do Brasil (RFB) realizou duas apreensões de cocaína no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.

Os pacotes com a droga estavam escondidos nos compartimentos dos motores de dois contêineres refrigerados, que levariam carne congelada ao Porto de Tanger, em Marrocos, e tinham como destino final a Arábia Saudita e o Iraque.

Por meio da utilização de sistemas de gerenciamento de risco, os contêineres foram selecionados para fiscalização, sendo submetidos a uma passagem pelo escâner da RFB.

Foram encontrados 35 kg de cocaína no primeiro contêiner e mais 35 kg no segundo. A investigação preliminar aponta que a droga foi introduzida nos contêineres sem o conhecimento dos exportadores ou dos importadores.

O helicóptero da RFB transportou o produto apreendido para a sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

A primeira apreensão da manhã foi especialmente relevante; foi a centésima apreensão de cocaína realizada pela RFB no Porto de Paranaguá desde 2016. Em sete anos, os agentes da Receita Federal impediram o tráfico de cerca de 34 toneladas da droga. O prejuízo imposto ao crime organizado supera a casa de R$ 5 bilhões, considerando que o quilo de cocaína é vendido por cerca de 30 mil dólares no mercado europeu e africano.

2023

Esta foi a terceira apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal em 2023, no Porto de Paranaguá. Desde janeiro foram apreendidos 107 kg do entorpecente. A última apreensão aconteceu no dia 23 de fevereiro, quando 36 kg foram apreendidos também no compartimento de motor de um contêiner. Em 2022, servidores do órgão apreenderam 1.114 kg de cocaína no complexo portuário.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.