Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 26 de julho de 2023

0

OPERAÇÃO DE SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS É REALIZADA NO PORTO DO RIO GRANDE

 

A Ágata Conjunta Sul é uma iniciativa interagências coordenada pelo Ministério da Defesa

Em cooperação às operações de segurança pública nas fronteiras foi realizada no dia 14 de julho, com a participação da Guarda Portuária (Gport), blitz nos pontos de acesso e inspeções minuciosas nos veículos no Porto do Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul.

Desde o dia 1º de julho, está em andamento a Operação Ágata Conjunta Sul, a maior ação de combate aos crimes transfronteiriços realizada em 2023. A operação ocorre nas regiões Sul do Brasil, abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Operação Ágata Conjunta Sul

A Ágata Conjunta Sul é uma iniciativa interagências coordenada pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas na fronteira terrestre e marítima contra delitos transfronteiriços e ambientais. A operação conta com a participação de diversos órgãos de segurança e fiscalização federais e estaduais, em uma cooperação que visa fortalecer a segurança nas fronteiras.

Participantes

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), as Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpo de Bombeiros Militares e Secretarias de Agricultura dos estados da Região Sul são alguns dos órgãos que integram a Operação Ágata.

Além disso, neste ano, a operação está sendo realizada de forma inédita em coordenação com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai. As mesmas ações executadas no Brasil estão ocorrendo nas regiões de fronteira desses países vizinhos, fortalecendo a cooperação internacional no combate aos crimes transnacionais.

Os crimes transnacionais, como tráfico de drogas, armas, descaminho e crimes ambientais, têm um impacto direto na violência das cidades fronteiriças, com repercussões nas grandes capitais do país. O sucesso da Operação Ágata Conjunta Sul depende da participação efetiva da população, visando garantir uma fronteira segura para todos.

Coordenação

O controle e a coordenação de todas as ações da operação estão centralizados no Centro de Coordenação de Operações (CCOP) do Comando Militar do Sul (CMS), localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Comando Conjunto Sul, montado no CCOP, é responsável por receber e coordenar em tempo real todas as atividades da Operação Ágata Conjunta Sul.

A Operação Ágata Conjunta Sul representa um esforço conjunto das forças de segurança e fiscalização para combater os crimes transfronteiriços e ambientais, buscando fortalecer a segurança nas regiões de fronteira do Sul do Brasil. A ação inédita em parceria com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai demonstra o compromisso na cooperação internacional no enfrentamento desses desafios.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.