Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 31 de maio de 2024

0

AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO INTERDITAM MAIS UMA OPERAÇÃO DE CELULOSE EM NAVIO NO PORTO DE SANTOS

Foto: Divulgação Sinait

A operação apresentava uma série de irregularidades que poderiam causar acidentes graves por queda

Na quarta-feira, 22 de maio, Auditores-Fiscais do Trabalho de Santos interditaram mais uma operação de carregamento de celulose em um navio atracado no Porto de Santos. A operação apresentava uma série de irregularidades que poderiam causar acidentes graves por queda.

A atividade interditada é do mesmo tipo que a noticiada no mês anterior, mas executada por empresa diferente e inspecionada por outra equipe de fiscais. Ela envolve prender fardos de celulose do caminhão ao guindaste, de modo a içar a mercadoria até o porão do navio. Para realizá-la, os trabalhadores se deslocam de uma plataforma de 3 metros de altura até o topo da pilha de celulose sobre o caminhão e, ali, prendem várias correntes do guincho nos fardos.

Na execução dessas tarefas, os trabalhadores estão sujeitos ao risco de acidente grave por queda. Além disso, as correntes do guindaste e as fitas que prendem os fardos são obstáculos que podem fazer os trabalhadores se desequilibrarem durante a atividade.

Diante desses graves problemas de segurança, as atividades tiveram que ser paralisadas e o operador portuário deverá adotar medidas para regularizar as condições verificadas para retomar a atividade, visando garantir a integridade física dos trabalhadores e a segurança das operações portuárias.

É importante ressaltar a uniformidade de atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho aos administrados, reforçando a segurança jurídica dispensada ao setor portuário. Contudo, aparentemente trata-se de um problema recorrente nesta atividade econômica, que requer medidas mais amplas de atuação do Ministério do Trabalho.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.