Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

0

RECEITA FEDERAL E PF APREENDEM 1,6 TONELADA DE COCAÍNA NO PORTO DE NATAL

 

Droga estava camuflada em carga de gengibre que tinha como destino a Holanda

A Receita Federal do Brasil (RFB) e Polícia Federal (PF) apreenderam 1,6 tonelada de cocaína no Porto de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

Os tabletes da droga foram encontrados no dia 29 de novembro, escondida em várias caixas, em uma carga de gengibres e tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

A apreensão foi possível através do uso intensivo de tecnologias, como o scanner, e de técnicas de análise e gerenciamento de risco.

De acordo com os órgãos federais, a apreensão da droga custou um prejuízo de cerca de R$ 360 milhões ao narcotráfico.

Essa é a terceira apreensão de cocaína pela RFB em 2021 no Porto de Natal. A mais recente aconteceu em 20 de novembro, quando 265 kg de cocaína, encontrados em uma carga de mangas.

A droga apreendida foi encaminhada a sede da Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação para identificar os responsáveis e responsabilizá-los criminalmente.

A PF investiga possível ligação entre as ocorrências deste ano. Todas tinham como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

Rota do tráfico

Desde outubro de 2018, mais de 10 toneladas de drogas que partiram de Natal também foram apreendidas no Porto de Roterdã, na Holanda.

Em 2019 a PF passou a apontar a capital potiguar como ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica.

Nos últimos anos, aconteceram apreensões de grandes quantidades de cocaína no Porto de Natal.

Em outubro de 2020, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante no Porto de Natal com 238,9 kg de cocaína. De acordo com a PF, a droga seria enxertada em um contêiner que seguiria para a Europa.

Em agosto daquele ano, também foram apreendidos 704 kg de cocaína no porto.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.