Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 5 de abril de 2020

0

BRASILEIROS SÃO AUTORIZADOS A DESEMBARCAR DE NAVIO COSTA FASCINOSA NO PORTO DE SANTOS



Sete tripulantes encaminhados para serviços de saúde tiveram resultado positivo para Covid-19.
Neste domingo (05), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) coordenou o início do desembarque de cerca de 70 tripulantes brasileiros que estão a bordo do navio Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
Segundo a Anvisa, somente os brasileiros que não têm sintomas do novo coronavírus, após testarem negativo em exame realizado por técnicos a bordo, foram autorizados a desembarcar
O desembarque foi autorizado depois que uma análise epidemiológica mostrar que, neste momento, é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis, reduzindo as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação.
Tripulantes desembarcando — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Os kits de teste rápido utilizados para triar os tripulantes que já estavam isolados a bordo e garantir que não estão infectados, foram adquiridos pela agência responsável pelo navio. Todos os tripulantes também foram avaliados clinicamente antes de serem ser liberado.
Casos a bordo
A embarcação, que permanece em quarentena no Porto de Santos, teve até o momento 31 tripulantes com sintomas. Na quarta-feira (1º) mais dois tripulantes foram desembarcados.
Os novos desembarques foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária. Com isso, são nove os tripulantes que já foram desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência.
Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19.
De acordo com a agência reguladora o desembarque seguiu todos os protocolos da Anvisa e atende as regras de quarentena, nas quais somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência à saúde.
Medidas de desembarque
O desembarque dos tripulantes foi feito de forma gradativa. Eles saíram do navio de acordo com os horários dos voos ou dos ônibus e vans (fretados) para fazer o transporte. Todos serão levados de forma direta da porta do navio até o aeroporto ou seu próprio domicílio.
As vigilâncias epidemiológicas dos estados para onde os brasileiros estão retornando serão avisadas para que possam tomar as medidas locais de monitoramento em cada localidade.
Tripulação agradece ao Brasil
Bandeira do Brasil é exibida em monitor que fica em cabine — Foto: Reprodução/ TV Tribuna
A cabine de comando da embarcação, que conta com tripulantes de diversos países, foi iluminado com luzes verde e amarela, fazendo referência à bandeira do Brasil e uma mensagem de agradecimento com a palavra “obrigado” é exibida como uma forma de homenagem ao país que cuida dos tripulantes com Covid-19 do navio. 
Mensagem de agradecimento exibida em monitor da sala de comando  — Foto: Reprodução/ TV Tribuna

Ao todo, nove tripulantes recebem atendimento médico em hospitais da cidade, e sete deles tiveram resultado positivo para a doença.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.