Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

0

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE CARREGAMENTOS DE MADEIRA NO PORTO DE MANAUS

 

Operação foi a etapa final do curso de fiscalização de madeira oferecido aos policiais estrangeiros no Projeto Madeira de Lei

A Polícia Federal (PF) deflagrou, no dia 11, uma operação de fiscalização de carregamentos de madeira, no porto de Manaus. A operação teve como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso, tais como, identificar possíveis fraudes no carregamento, a partir da conferência das espécies, dos volumes e das informações constantes na documentação da madeira.

Participam da operação cerca 30 policiais federais, agentes do Ibama e, na condição de alunos, representantes da Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal e Rússia, além de um professor, convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que desenvolveu um software capaz de identificar a espécie da árvore com uma simples foto de um pedaço da madeira feita a partir de celular, evitando assim, um dos tipos de fraudes mais comuns no tráfico de madeira ilegal.

A operação foi a última etapa do curso oferecido a policiais alfandegários da América Latina, Europa e EUA de fiscalização de madeira, que aconteceu, entre os dias 7 a 11/2, no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental – Ciapa, base da Polícia Federal no coração da floresta amazônica. Finalizado o curso, o Projeto Madeira de Lei segue com a integração policial no combate ao tráfico internacional de madeira. 

O Projeto Madeira legal conta com o apoio da EL PAcCTO Europa-Latino América – Programa de Assistência Contra o Crime Transnacional Organizado, que reconhece na Polícia Federal a prioridade de lutar efetivamente contra o tráfico internacional de madeira. A organização objetiva a realização de operações conjuntas entra a América Latina e Estados Membros da União Europeia, em colaboração com a Europol.  


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.