Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

0

PREFEITURA DE CURITIBA E ABIN PROMOVEM CURSO DE INTELIGÊNCIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

 

A formação, que teve a duração de 40 horas, contou com a participação de representantes de diversas instituições de segurança pública

A Prefeitura de Curitiba e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) celebraram uma colaboração histórica e promoveram na última semana o Curso de Inteligência em Segurança Pública (CISP), marcando uma parceria inédita entre as instituições. A cerimônia de encerramento, que reuniu autoridades e 42 alunos de diversas instituições, ocorreu no Memorial de Curitiba.

A formação, que teve a duração de 40 horas, contou com a participação de representantes de diversas instituições de segurança pública, incluindo guardas municipais de Curitiba e de 12 municípios da Região Metropolitana, além de Londrina, Ponta Grossa, Paranaguá e da Guarda Portuária (GPort). Também participaram do curso representantes da Polícia Civil, Polícia Penal e Ministério Público.

“Nós precisamos muito do trabalho desses agentes de inteligência, pois são eles que vão antecipar problemas e subsidiar boa parte das nossas ações. É um trabalho fundamental na segurança pública”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior.

Comandante da Guarda Municipal de Curitiba - Carlos Celso dos Santos Junior

A superintendente estadual da ABIN no Paraná, Raquel Bonow Oliveira, destacou que o exercício de inteligência é como montar um quebra-cabeça em que não se tem todas as peças e somente o trabalho conjunto é capaz de solucionar.

Superintendente estadual da ABIN no Paraná - Raquel Bonow

“Cursos são importantes, mas o mais importante são as redes de parceiros que criamos e com quem nós podemos contar. Agradeço a Prefeitura de Curitiba pela parceria e espero contar com todos vocês para nos ajudar a montar esses quebra-cabeças”, encerrou.

O superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Heitor Manfrinato, agradeceu em nome do município a parceria e parabenizou os participantes. “Precisamos enaltecer esse trabalho que contribui para o bem-estar e segurança da população”, disse o superintendente.

Toda a certificação, entregue aos participantes e instrutores, foi emitida pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba Comandante Emérito Inspetor Odgar Nunes Cardoso.

Certificado do cuso

Participou o diretor do Departamento de Inteligência de Curitiba, Antônio Moreira; o representante do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN), o guarda municipal Elias de Almeida; o coronel da Polícia Militar e ex-superintendente de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; a procuradora Claudine Camargo Bettes; o capitão da PMPR Geovani Viana de Lima, representando o Departamento de Inteligência do Estado (DIEP); a diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal, Cleusa Pereira; o ouvidor da GM de Curitiba, Alexandre Cascaes Mikos; o diretor do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública, Munir Guérios Filho; e os comandantes das guardas municipais de Quatro Barras, Mandirituba, Araucária, Paranaguá, Pinhais, Campo Largo, Ponta Grossa, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, além dos secretários municipais de Campina Grande do Sul e Pinhais.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.