Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DO RIO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA PORTUÁRIA NA CONVENÇÃO LATINO-AMERICANA DE PORTOS

 

A PortosRio foi aprovada por aclamação como anfitriã em 2025 da 33ª Convenção Latino-americana de Portos

No dia 5 de dezembro, a empresa pública PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Estado do Rio de Janeiro que compreende os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, participou da sessão dedicada à Segurança Portuária e Proteção de Fronteiras da XXXI Convenção Latino-americana de Portos, organizada pela AAPA (sigla inglesa para Associação Americana de Autoridades Portuárias).

Na ocasião, o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, apresentou os aspectos de segurança dos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, no contexto da declaração da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), e a PortosRio passou a integrar o Comitê Permanente de Segurança Portuária na AAPA.

Segundo Francisco Martins, “a segurança é um requisito fundamental para o funcionamento dos portos e a troca de informações estratégicas e experiências entre os membros da AAPA se constitui em uma excelente oportunidade para a formação de uma rede entre todas as autoridades portuárias do continente americano”.

O evento, que se encerrou no dia 6, reuniu aproximadamente 900 delegações dos setores portuário, marítimo e de transportes em Barranquilla, na Colômbia. Além de abordar questões relacionadas à segurança portuária, foram discutidos temas como segurança cibernética, setor de cruzeiros, projetos porto-cidade, energia eólica offshore, entre outros.

33ª Convenção Latino-americana de Portos em 2025 será no Rio

A PortosRio foi aprovada por aclamação como anfitriã em 2025 da 33ª Convenção Latino-americana de Portos.

Representantes dos portos latino-americanos afiliados à Associação Americana de Autoridades Portuárias – AAPA aprovaram, na cidade de Barranquilla, na Colômbia, por aclamação a candidatura do Porto do Rio de Janeiro como sede da 33ª edição da convenção de portos.

O evento terá como sede o Rio de Janeiro em março, seguindo a edição de 2024 que será em Cancún, México.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.