Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

0

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO PORTO DE SANTOS

 

Objetivo foi conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção regular de seus veículos e sobre os impactos da poluição atmosférica

A Santos Port Authority – SPA (Ex-Codesp) empresa pública que administra o Porto de Santos, no litoral de São Paulo promoveu no mês passado, uma ação de conscientização junto aos caminhoneiros, batizada de Operação RegulAr.

Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção regular de seus veículos e sobre os impactos ambientais da poluição atmosférica, a operação contou com a participação do setor de meio ambiente da SPA, Guarda Portuária (GPort), equipe do Programa de Educação Ambiental da Autoridade Portuária e agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

A ação foi desenvolvida na Avenida Mário Covas Junior (bairro Macuco), no sentido de saída do Porto de Santos.

Os veículos que apresentaram irregularidades, tais como fumaça preta, vazamento de carga ou falta de manutenção, foram orientados a estacionar em local reservado para a abordagem das equipes de fiscalização e educação ambiental.

Foram distribuídos panfletos, com orientações sobre a Operação RegulAr e sobre a importância da manutenção e regulagem adequada dos veículos.

Durante a operação foram avaliadas emissões de fumaça preta em 141 veículos, e 17 foram paralisados para uma fiscalização mais apurada e a realização de diálogo junto a equipe de Educação Ambiental. A Cetesb efetuou os procedimentos de análise de opacidade da fumaça e de qualidade do ARLA 32 (solução aquosa utilizada no sistema de escapamento dos caminhões para a redução da emissão de óxidos de nitrogênio).

Dos 141 veículos avaliados, apenas 1 ultrapassou o padrão nº 2 (densidade superior a 40%) da Escala Ringelmann (escala gráfica para avaliação calorimétrica de densidade de fumaça), indicando que a maior parte dos veículos que circulam nesta região do Porto de Santos estão dentro dos padrões permitidos de emissão de fumaça preta.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.