Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

0

NOVO MODUS OPERANDI NO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS É FLAGRADO NA EUROPA

 

Eles usam roupas de mergulho e viajam como clandestinos. Quando se aproximam de algum porto, pulam na água e ficam aguardando o resgate

Guarda Civil espanhola divulgou no dia 31 de outubro que um novo modus operandi no tráfico internacional de drogas foi flagrado na Europa após forças policiais espanhola e portuguesa, filmarem o momento em que dois homens se lançaram ao mar, a cerca de 17 quilômetros do Porto de Ceuta.

Eles foram presos suspeitos de integrarem um cartel de drogas da Colômbia, ao tentarem entrar na Espanha com 100 kg de cocaína. Segundo a polícia, eles ficariam na água à espera de outros criminosos que iriam resgatá-los em barcos de apoio.

O navio Olivia I saiu do Porto de Cartagena das Índias, na Colômbia, com destino ao Porto de Algeciras, na Espanha.

Modus Operandi

De acordo com a Guarda Civil espanhola, tem sido cada vez mais comum que traficantes embarquem de forma clandestina em navios cargueiros. Eles usam roupas de mergulho e viajam como clandestino, escondidos entre as cargas. Quando se aproximam de algum porto, pulam na água e ficam aguardando o resgate.

Os outros criminosos conseguem localizá-los por meio de GPS instalado nas drogas. Essa é uma nova tática do tráfico internacional para burlar os sistemas de segurança dos países para onde as drogas são enviadas.

Monitorados

Guarda Civil do país afirmou que a embarcação já estava sendo monitorada no âmbito de uma operação da Polícia Nacional e da Vigilância Aduaneira. Uma equipe da Força Aérea Portuguesa prestou apoio à ação e captou as imagens dos criminosos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.